Páginas

Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DOMINGO NO ZOO

Sempre afirmei que não há infância completa sem uma visita ao Horto de Dois Irmãos.

Tá sem uma programação pro Domingo? Pega os meninos, bota na cadeirinha, bota no carro, deixa tudo ajustadinho como deve ser e vai. Sai desse marasmo de playground, futebol com os amigos, levar os meninos pro bar pra falar de futebol. Quebra essa rotina. Os meninos estão ouvindo na escola sobre ecologia, sustentaibilidade...

É, muita coisa mudou por lá. E merece uma visita.

O Horto Florestal de Dois Irmãos foi fundado em 1916, nas terras do Engenho Dois Irmãos, pertencente a Antônio e Tomás Lins Caldas. O engenho que deu origem ao horto foi um dos primeiros fundados no Brasil, no ano de 1577. O, hoje, Parque de Dois Irmãos está aberto de terça a domingo, das 8h às 16h, e é um Centro de Lazer e Educação Ambiental.

Eu particularmente vou umas duas vezes ao ano. Gosto tanto que até abri uma Comunidade no Orkut. Porque acho fundamental a participação. Mas você pode organizar com a criançada um concurso de fotografias e pesquisas. Seria legal.

Mas o que mais gosto é de visitar uma ave: a Harpia.

A harpia (Harpia harpyja) é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2 metros e peso de até 10 quilogramas, encontrada facilmente nas florestas do Brasil, México, América Central, Argentina e Colômbia.

As harpias são predadores tremendamente eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso. É uma águia adaptada ao vôo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados.

A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um cocar que tem na parte de trás da cabeça, que levanta quando está irritada e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

O ninho é feito sobre árvores de 50 metros, forrado com pêlos de macaco para aquecer os filhotes, que podem variar de 1 a 2 ovos, após uma gestação de 56 dias. È difícil sua reprodução em cativeiro, mas podem viver até mais de 25 anos.

Serviços:

Parque Dois Irmãos
Endereço: Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
CEP: 52.171.011
Fone: (81) 3183.5539 (8 às 12h - 13 às 17h)
Fax: (81) 3441.7696
email: parque@parquedoisirmaos.pe.gov.br

Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 16h.

Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 por pessoa - gratuito para
visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e
portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.

Escolas Públicas Municipais e Estaduais (mediante ofício): R$1,00 por estudante, apenas de terça a sábado.

Um comentário:

  1. Fiquei feliz ao saber que tem pessoas que gostam do Zôo, trabalho lá e acho este lugar marvilhoso!!!!! Sou apaixonada pelo Zôo!!!!
    Polly-Ana Celina - Médica Veterinária do Zôo de Recife.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.