Páginas

Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TECNOLOGIAS PARA A COPA 2014

Foco em empreendedorismo, design, energia limpa e sustentabilidade, devem ser a regra clara de todo o Projeto 2014-Bis, nome em homenagem à Santos Dumont, e que fará investimentos da ordem de R$ 10 milhões para cada cidade-sede da Copa, totalizando R$ 120 milhões, segundo a palestra proferida hoje (13/09/2010) na Academia Brasileira de Filosofia por Eduardo Moreira da Costa, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que esteve representando o Ministério da Ciência & Tecnologia.

Também foram apresentados alguns projetos brasileiros que podem ser postos em prática durante o evento esportivo no Brasil. Entre eles estava uma transmissão de alta qualidade em 3D, chamada de 4K3D e um sistema de buscas na internet em tempo real.

Filmagem em 4K3D já é uma realidade. A tecnologia 4K3D – super alta definição, com qualidade oito vezes superior à do formato HDTV, em terceira dimensão. Ou seja, uma transmissão em Full HD, tecnologia de ponta da atualidade, é feita com 2 milhões de pixels por quadro. Com a nova tecnologia, a definição é de 8 milhões de pixels por quadro.

Com a supervisão de Keith Collea, produtor de filmes hollywoodianos, como Homem de Ferro 2, foi filmado o jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2010, entre Grêmio x Internacional. O clássico do futebol brasileiro, popularmente conhecido como “Gre-Nal” serviu de experimentação para a primeira filmagem esportivade 4K3D no mundo.

Infraestrutura, transporte, hotelaria e aeroportos já estão na pauta tradicional de investimentos do Governo, mas o que oferecer como experiências únicas para um número estimado entre 600 e 800 mil turistas?

Mas o que isso tudo implica para o consumidor final? Que somos nós, meros expectadores de futebol, apaixonados pela arte da pelota, que muitas vezes o praticamos em um chão batido de várzea, e que provavelmente não estaremos em campo?!

Eu imagino que com toda essa capacidade de transmissão para cinco continentes, em alta velocidade, integrando dados a TV, alguém possa desenvolver (#ficaadica) um sistema onde pelo controle remoto o usuário final possa selecionar, em sua TV o perfil, de cada atleta a sua escolha no momento em que a rede de transmissão oficial apresenta a escalação de sua seleção: títulos, números de gols, por qual time atua, e tantos outros dados possíveis.

A Tecnologia 4G já será uma realidade na Telefonia. O mercado de celulares vai aquecer significativamente, apostando nos celulares 3D, e sem necessidade de óculos, como o SCH-W960 da Samsung . Um número maior de operadoras nos serviços móveis de Rede Sociais, como Blogger, Facebook e Twitter.



Corre! Ainda dá tempo....

2 comentários:

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.