Páginas

Translate

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AUDIÇÃO Nº 3 - LUPICÍNIO RODRIGUES

A Audição de hoje é inspirada no filme Bicho de Sete Cabeças. Um filme nacional, do gênero drama, lançado em 2000 e com 1:20 de duração. Excelentes interpretações de atores como: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Luís Miranda, Valéria Alencar e outros. Com música de André Abujamra, esse filme tem uma trilha sonora muito boa, inclusive com algumas músicas do Arnaldo Antunes. Mas não está na trilha a Audição de hoje e sim inspirada na carta que o personagem Neto (Rodrigo Santoro) escreveu ao seu pai (Othon Bastos): "Pai, as coisas ficam muito boas quando a gente esquece. Mas eu não esqueci o que você fez comigo. Eu não esqueci a sua covardia. Agora você vai me ouvir. Tô te mostrando a porta da rua para você sair sem eu te bater! (...) Aqui é meu lugar. Você conseguiu me fazer menor a você. Seu mundo aí fora é grande demais para mim."

Lupicínio Rodrigues

Lupicínio Rodrigues, cantor e compositor, nasceu na Ilhota, vila pobre do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, RS, no dia 16/9/1914 e faleceu, por insuficiência cardíaca, na mesma cidade no dia 27/8/1974. Nunca foi um bom aluno. Desde criança não prestava atenção nas aulas, só pensava em cantar, batucar e paquerar as meninas. Precoce, aos 12 anos já fugia de casa para participar das rodas de música de seu bairro, e aos 14, em 1928, compôs sua primeira música, a marchinha Carnaval, que nunca foi gravada. Durante sua infância, o que mais gostava de fazer era jogar futebol, paixão essa que o levou, anos depois, em 1959, a compor o hino oficial de seu time predileto, o Grêmio, de Porto Alegre. Seu primeiro grande sucesso veio em 1938: Se acaso você chegasse.Junto com o sucesso veio sua primeira desilusão amorosa, o que lhe inspirou a compor vários sucessos. Inah, seu grande amor, não suportou sua vida de boêmio e, decidida, no começo de 1939rompeu o noivado.

Um dos poucos casos de projeção nacional fora do eixo Rio-São Paulo, Lupicínio teve inicialmente dificuldades para gravar suas músicas, em parte devido ao isolamento em Porto Alegre. A solução encontrada foi dar co-autoria a alguém encarregado da divulgação, Felisberto Martins, diretor da Odeon.

Na última grande entrevista que deu à imprensa, para o Pasquim, em 1973, perguntado sobre o que estava achando do panorama musical brasileiro, se não se sentia meio deslocado, respondeu com uma ponta de amargura (ainda não havia sido redescoberto) e outra de orgulho: 'Eu não tenho nada com o ambiente musical brasileiro. Eu não sou músico, não sou compositor, não sou cantor. Não sou nada. Eu sou um boêmio'.

Foi o inventor do termo Dor de Cotovelo, compôs cerca de 600 músicas, com aproximadamente 150 gravadas. Foi muito influenciado em seu modo de cantar por Mário Reis, e seus biógrafos acreditam que ele foi um dos precursores da bossa-nova.

O termo dor de cotovelo, ao contrário do que se propagou como inveja - se refere à prática, comum nos bares, do homem ou mulher que se senta no balcão, crava os cotovelos no mesmo, pede um Whisky duplo, faz bolinhas com o fundo do copo e chora o amor que perdeu.

Outras versões (incluídas em Maio/2021):

Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra

Adriana Calcanhoto
>

Um comentário:

  1. O Filme, a música e o post tem a ver com Carta ao Pai de Kafka.
    (só para essa passagem não ficar em branco, ok?)

    : : TRECHO : :
    “Com isso o mundo se dividia para mim em três partes, uma onde eu, o escravo, vivia sob leis que tinham sido inventadas só para mim e às quais, além disso, não sabia por que, nunca podia corresponder plenamente; depois, um segundo mundo, infinitamente distante de do meu, no qual você vivia, ocupado em governar, dar ordens e irritar-se com o seu não-cumprimento; e finalmente um terceiro mundo, onde as outras pessoas viviam felizes e livres de ordens e de obediência.” (p. 19)

    : : FICHA TÉCNICA : :
    Carta ao pai
    Franz Kafka
    Trad. Modesto Carone
    Companhia das Letras, 1a. edição, 2002
    86 páginas

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.