Páginas

Translate

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UM POUCO DE DARWIN

Soube há poucos dias que há uma relação de Darwin com uma espécime de planta que tenho em minha casa: uma planta carnívora.

A primeira Planta Carnívora que criei foi uma 'dionéia' como esta do video abaixo:



Em uma outra ocasião tive a oportunidade de obter essa Nepenthes:

Batizada Dalila essa Nephentes hoje passa de mais de um metro e meio de comprimento. Porém seus "jarrinhos" chegam a algo em torno de 12cm. É o aroma da Nepenthes que atrai os insetos, e por suas áreas escorregadias precipitam-nos para o interior do banho digestivo realizado no fundo do "jarrinho".

Mas o mais curioso sobre a Nepenthes é que o Charles Darwin em dezenas de experiências com esta espécie, produziu diversas ideias que foram expostas em seu último livro de botânica, O Poder do Movimento nas Plantas, publicado em 1880.

Charles Darwin deu uma grande contribuição ao conhecimento do meio em que vivemos. Mais, com certeza, em relação as Plantas Carnívoras, ao demonstrar suas teorias, quando o naturalista comparou a velocidade do movimento de captura da dionéia (que se fecha sobre a presa num décimo de segundo) à contração muscular dos animais. Posso acrescentar aqui que o próprio processo de alimentação das Plantas Carnívoras sugerem ambiguidade e evolução.

Pensando em tudo isso é que gosto de presenetear com Dionéias. Mas isso eu conto outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.