Páginas

Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CIDADE DIGITAL


A tecnologia de conexão adotada pelo governo de Pernambuco foi a WIMAX, a mesma usada nas principais cidades digitais de todo o mundo.

O sistema funcionará a uma frequência de 5,8GHz, não licenciada, e terá uma banda de 90 megabits por segundo, a ser dividida por todos os usuários. Na prática, isso quer dizer que se 90 pessoas estiverem conectadas ao mesmo tempo, todas poderão usufruir 1 mega de velocidade (igual ao contratado em muitas operadoras de banda larga por R$ 100 ou R$ 120).

Ao todo, trinta pontos foram considerados estratégicos, cujas antenas deverão gerar sinal num raio de 2,5 km e retransmitir isto para outros 90 hotspots(antenas roteadoras). Qualquer pessoa num raio de 200 ou 300 metros de um hotspot desses terá acesso à web.


Caruaru foi a primeira cidade em Pernambuco a receber o projeto Cidade Digital. Como citado nos comentários do post WI-FI Zone - Recife pelo Michel Nigro, não pude confirmar ainda se Abreu e Lima possui rede Wi-Fi livre naquele município. Espero que sim.

Mas será que com essa ação de implantação da GVT no Grande Recife o projeto não leva um banho frio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.