Páginas

Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ROCKMEIT

Rockmeit, é um navegador de páginas web, com integração nativa à redes sociais baseado no Chromium, que promete re-imaginar a experiência on-line tornando mais fácil ficar em contato com os seus amigos, pesquisas on-line e receber atualizações de seus sites favoritos.

Vi um número crescente de visistas a esse blog acompanhando as estatísticas fornecidas pelo BLOGSPOT e tratei de testar e comprovar a facilidade e usabilidade do mesmo:



Gostei.

CASAMENTO REAL

Ou Casamento Royalties?



Royalties - Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.

E no caso da Família Real?

Essa sexta-feira marca mais uma vez a história. E seu mundo, parou?

Parafraseando uma personagem de, pasmem, Pânico 4: "essa metalinguagem pós-moderna de autoconsciência" pouco interfere na metaficção do Casamento Real.

Então, que sejam felizes para sempre... be happy forever

segunda-feira, 25 de abril de 2011

WIIREABILITAÇÃO

Após a polêmica causada por uma reportagem da Rede Record intitulada:



Que afirma:



Iniciou-se uma guerra fria no Twitter. Gamers (jogadores) não concordam com a abordagem dada na reportagem da supra citada emissora de televisão e alguns manisfetaram sua indignação de forma mais acirrada, outros com ironia. Mas a questão é que o argumento não foi convicente.

Como este blog tem sempre tratado do tema Tecnologia, não pudemos ficar de fora dessa discussão e incluimos para orientação de pais, profissionais de diversas áreas e educadores que lidam com o público jovem o vídeo abaixo:



Não há nexo de causalidade na questão abordada na reportagem sobre os jogos de videogames com carater violento e o atirador de Realengo. E se ele jogasse futebol? Basquete, lutasse Jiu-Jitsu... Ainda assim nada justificaria.

O vídeo trata de uma terapia moderna se utilizando de jogos violentos como o boxe, por exemplo.

Vamos todos repensar, muitas outras coisas, como o Bullying como foi tratado aqui.

PALESTRA PMI-PE

PMI-PE oferece palestra no CIn no dia 26

Promover o reconhecimento da Gerência de Projetos como profissão no Estado é o objetivo

O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe a visita do Presidente do Project Management Institute (PMI) de Pernambuco, Ricardo Barros, para uma palestra sobre a “Gerência de Projetos”. O encontro é gratuito e ocorre amanhã, dia 26 de abril (terça-feira), no Anfiteatro do CIn, a partir das 17h.

O PMI, atualmente, é a maior entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos. Em Pernambuco, visa disseminar sua metodologia, promovendo a capacitação e a interação dos profissionais envolvidos em Gerenciamento de Projetos.

CURTIU?



Diversas formas de "curtir" em todo o mundo.

sábado, 23 de abril de 2011

GPS - NOVA GERAÇÃO

O mercado de logísitca, militar e civil, se prepara para uma grande revolução. É por causa da próxima geração do sistema GPS, o GPS III, que deverá ter cerca de 500 vezes a potência do transmissor do sistema atual, multiplicando a sua resistência a margem de erro.



Após cinco anos desenvolvendo a arquitetura do GPS III, o Navstar GPS Joint Program Office (JPO) está reconsiderando sua abordagem para a implantação da nova geração do sistema, visando examinar alternativas de contratos separados para os segmentos espacial e de controle.

O lançamento do primeiro satélite GPS III, que estava previsto para 2012, está sendo adiado para 2013. Com esta mudança e a previsão de um orçamento inicial de 80 milhões de dólares, duas empresas já se candidataram para construir e lançar o primeiro satélite: a Boeing e a Lockheed Martin. Porém, informações oficiais do JPO enfatizam que haverá uma competição aberta para a contratação da empresa que irá implementar o GPS III.

Esta nova geração de satélites inclui um novo sinal L1 destinado ao uso civil, que deve ser similar ao projeto do sistema Galileo, além de prever a expansão das estações de monitoramento terrestre para incorporar a National Geospatial-Intelligence Agency e a incorporação do Sistema de Satélite para Alerta de Desatres (DASS) como um componente do sistema de internacional de busca e resgate Copas-Sarsat.

GPS III irá melhorar a posição, a navegação e os serviços de cronometragem além de oferecer recursos avançados de anti-jam superando a segurança do sistema superior, a precisão e a confiabilidade.

A próxima geração de satélites GPS IIIA garantirá sinais três vezes mais preciso do que naves espaciais GPS atual e fornecer três vezes mais energia para os usuários militares, ao mesmo tempo, adicionando um novo sinal civil (L1C) que é projetado para ser interoperável com outros sistemas de navegação global por satélite. O design flexível do GPS IIIA permitirá que a capacidade para a inserção de baixo risco seja confiável e acessível para o futuro GPS IIIB e IIIC.

A tecnologia GPS está aumentando a produtividade em áreas tão diversas como a agricultura, mineração, construção civil, topografia, entrega de pacotes e gerenciamento da cadeia de abastecimento. O sistema também está reforçando a segurança pública, reduzindo os tempos de resposta para as ambulâncias, bombeiros e outros serviços de emergência.

O NIÓBIO É NOSSO?

O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico), que está situado no mesmo grupo. (Wikipedia)



O nióbio é tão indispensável quanto o petróleo para as economias avançadas. Se o Brasil exercer sua soberania, terá posição no nióbio muito mais forte do que todos os países da OPEP juntos, que não totalizam sequer 50% da produção mundial de petróleo. O consumo global do nióbio tem crescido vertiginosamente: 25,8 mil toneladas em 1997, e cerca de 90 mil toneladas, em 2009, nas estatísticas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que só registram o declarado pelas empresas.Segundo o DNPM, o Brasil só produz e exporta o óxido de nióbio e ligas de ferro-nióbio. (fonte: Instituto Mãos Limpas Brasil)

Bom, a verdade é que o nióbio é um metal raro usado em todas as aplicações de tecnologia de ponta da indústria moderna, e do qual o Brasil detém 98% das reservas. Se abraçarmos a causa da melhor exploração e gerenciamento das exportações do Nióbio para o mundo, que benefícios teríamos? Você consegue imaginar?

Basta pensar que desde a fuselagem do avião, dos foguetes espaciais, dos satélites, etc, tudo é feito com nióbio pois suporta bem ao calor.

É sabido que sua produção não é verde. Ou seja, é muito poluente, mas imprescindível para a economia. Por isso a necessidade de um melhor controle e gerenciamento eficaz.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SÍNDROME DE DIÓGENES DIGITAL

Você já ouviu falar em HD Externo, né? :)

A foto abaixo mostra o Synology DiskStation DS411+II que oferece uma capacidade total de até 12TB, configuráveis.



Não é bonito. Mas ilustra bem o que se convencionou chamar de Síndrome de Diógenes Digital.

O transtorno mental chamado de Síndrome de Diógenes tem como um dos sintomas o acúmulo de grandes quantidades de sujeira e materiais inúteis em casa.

Por analogia, é o que muitas vezes acontece com usuários comuns de computadores. Armazenam uma quantidade enorme de informações inúteis, de arquivos que há muito tempo não acessam. Sejam eles filmes, fotos, músicas...

Você deve ter um grau dessa síndrome, hein? Vale a pena reavaliar se isso está sendo prejudicial a sua saúde financeira, e emocional. Pois o Synology DiskStation
DS41+II custa em torno de 510 euros.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O QUARTO CAVALEIRO

Os 4 Cavaleiros do Apocalipse da Mídia

O primeiro cavaleiro é você mesmo. Quando fala sobre si. Diretamente para as pessoas com que se relaciona.

O segundo é quando você paga alguém para levantar sua mensagem. Mídia alugada, a mesma que nós chamamos de publicidade.

O terceiro é quando você convence o lado 'editorial' para falar sobre você, com autoridade. É a propaganda, que muitas vezes vale mais do que a publicidade, mas é muito desagradável na medida em que não alcança a demanda.

O quarto, o quarto é o pior deles, ou melhor(?). São os blogueiros, tweeters e outros que falam sobre você.

O que eles dizem?

Recentemente empresas e políticos tiveram suas imagens públicas questionadas. A grife Arezzo, por exemplo, foi o último alvo de protestos na internet desde o domingo (17/04/11), pelo fato de ter lançado uma coleção chamada PeleMania, com produtos feitos com pele de raposa. Dando uma resposta a opinião pública sobre suas ações:

Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios. Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas – devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.

Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa. Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.

E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas. Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.

Atenciosamente, Equipe Arezzo


É pena que alguns políticos não tenham a mesma honradez e preocupação com o público (eleitores) como a empresa supracitada.

Mas parece que a vingança vem à cavalo.

(inspirado em um post de Seth Godin: http://sethgodin.typepad.com/)

TECLADO ILUMINADO

A Mionix lançou um novo teclado, que com certeza vem a ajudar muitos usuários notívagos, que adoram atravessar madrugadas estudando, lendo, batendo papo ou simplesmente aos jogadores mais empolgados. É o Zibal Mionix 60.



Como se vê no vídeo acima, o novo teclado possui teclas iluminadas para que possamos ver claramente à noite, mas também tem controles de multimídia e portas de áudio e microfone, mais duas portas USB 2.0.

O lançamento é previsto para junho, mas pode ser pré-encomendado por US$150.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CERÉBRO - MAPA INFORMATIZADO

A poucos dias, cientistas dos EUA mostraram ao mundo o seu primeiro mapa informatizado do cérebro humano. Através desta pesquisa, será possível saber mais sobre seu funcionamento e as doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.



Com um investimento de 55 milhões de dólares, Paul Allen, co-fundador da Microsoft, foi quem financiou este projeto. Digo investimento porque caminhamos em direção a encontrar a maneira correta de combater as doenças neurológicas supracitadas.

Já foram identificadas 1000 posições da anatomia dos cerébros estudados e já foram extraídos milhões de detalhes genéticos. Os cérebros utilizados são de dois homens e espera-se adicionar cerca de mais oito até o final de 2012, incluindo aí cerébro de mulheres.

Ambos os cérebros foram doados.

O mapa pode ser conhecido em nossa fonte: http://www.brain-map.org/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TUDO NA MÃO

A Erathink Technologies, fabricante chinesa, de Xangai, lançou um novo netbook(?) esta semana na Consumer Electronics Fair na China é o EraThink EraPalm5. Como vemos em design e estilo lembra o PSP da Sony.



O novo EraPalm5 usa o sistema operacional Windows 7 Home Premium, tem uma tela de 5 polegadas com touch screen e resolução de 800 × 480 e tem um teclado QWERTY. Chamo netbook porque além disso, tem um processador Intel Atom Z, 2GB de RAM, SSD de 64GB, saída HDMI, porta USB, Wi-Fi ou 3G e GPS.



Podendo, graças aos botões laterais, navegar através dos menus e aplicativos.

Infelizmente, de Erathink Technologies não revelou em quanto tempo estarão disponíveis e qual o preço.

Mas confunde o mercado com o produto: É um netbook? UMPC (Ultra Mobile PC)? Videogame de mão? Tablet? Smartphone?



Por mim, estou só esperando o dia em que criarão um Mobile com gravador de Mini CD. Não estamos longe. Não para a EraThink.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

FORTALEZA

(...) Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem (Ela disse)
Lá em casa tem um poço Mas a água é muito limpa...
(Há Tempos, Legião Urbana)





Fortaleza como eu gosto

Pastelzinho de Arraia, na Praia do Futuro
Baião Africano, com carne de carneiro, no Touchet
Amici´s
Vila Camaleão
Praia de Iracema
Seu Raimundo dos Queijos
Moqueca de Arraia, em Caça e Pesca
Dragão do Mar
Ponte de Ferro, que é de madeira
Chorinho, no Passeio Público
Poeta Mário Gomes Caldo de Cana e Pastel, no Leão do Sul (o único com aviso de que a azeitona tem caroço)
Parque do Cocó

A capital do Ceará completa hoje 285 anos de emancipação política.

Aos amigos que tenho, e os que fiz: Parabéns!

CAFÉ



Me avise se souber onde vende uma dessas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

MUSSUM

Mussum é nome artístico de Antônio Carlos Bernardes Gomes, Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 — São Paulo, 29 de julho de 1994 e que foi um músico, humorista , ator e comediante brasileiro.



Mussum teve origem humilde, nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro. Estudou durante nove anos num colégio interno, onde obteve o diploma de Ajustador Mecânico.

Um de seus memoráveis momentos é do Companheiris Peru, abaixo:



A homenagem chega tardia por problemas técnicos, mas continua verdadeira. Valeu Antônio Carlos!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VIDEO GAMES



Video Games influenciam na vida? Ah! Então quer dizer que 1080° Snowboarding me jogou pra baixo, com frieza, girando em 360°, é isso?

Não tenho paciência para jogos de video games. Aliás, nunca gostei mesmo. Atari porque era febre. Nitendo porque era Mario, e Zelda para exercitar inglês. Mas foi 1080° Snowboarding que mais vidrei. Outro que jogava sempre era o de construir um parque de diversões e gerenciá-lo. Esqueci o nome.

Como sugerem é fácil imaginar o Governador entregando Lan House a Academia da Polícia para usar Counter-Strike e baratear o treinamento de PMs. Reduz o custo com tiros, né?

Mas, sempre jogo Snowboarding.

Espero que isso me leve a caminhos nevados. Me influencia game miserávi!

SAÚDE DOS OLHOS

CVS - Computer Vision Syndrome



Quanto tempo você tem passado no computador diariamente? Já que o uso da informática tem sido cada vez mais comum, seja no ambiente de trabalho ou no doméstico é lógico que este hábito tem exigido cada vez mais dos nossos olhos gerando, assim, consequências como a Síndrome Visual do Usuário de Computador ou CVS (Computer Vision Syndrome).

A síndrome, também conhecida como fadiga visual, atinge entre 70% e 90% dos usuários de informática.

OS SINTOMAS

• Vista cansada
• Dor de cabeça
• Olhos vermelhos
• Lacrimejamento em excesso ou olho seco
• Sonolência

AS CAUSAS

• Quando usamos o micro movimentamos pouco o globo ocular e piscamos, em média, cinco vezes menos que o normal. Isso prejudica a troca do filme lacrimal, uma película responsável pela umidade na superfície do globo ocular.
• A situação piora para usuários de lentes de contato, que é hidrofílica. “É como se ela bebesse água do olho”.
• Os ambientes refrigerados também agravam o ressecamento.
• Outro fator importante são as 16,7 milhões de cores geradas pelo monitor de vídeo, que sobrecarregam a musculatura responsável por regular a entrada de luz até a retina. As imagens em pixels exigem ajuste de foco milhares de vezes por dia.
• Também se relacionam a esse fato a iluminação do ambiente e a posição do monitor. Ambientes excessivamente claros que geram reflexos e o monitor em uma posição muito alta exigem mais da visão do usuário.

Os tratamentos variam conforme o caso e os sintomas. Os problemas mais comuns são: a miopia transitória em crianças, o espasmo de acomodação nos adultos, e ressecamento ocular.

DICAS PARA REDUÇÃO DOS SINTOMAS DO CVS

Estudos demonstram que o conforto visual aumenta a produtividade em 20%. As principais dicas para eliminar a fadiga visual são:

• O monitor deve ficar 10° a 20° abaixo do nível dos olhos;
• A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm;
• O monitor não deve ficar de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto;
•Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural, pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual;
• Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade;
• Mantenha a tela do monitor sempre limpa;
• A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador;
• Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.
• Utilize colírios lubrificantes com frequência e procure seu oftalmologista em caso de persistência dos sintomas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ARTE EM BALÕES

O Skybox é um local impressionante, e grande, que já recebeu de tudo, desde exposições individuais a grandes mostras coletivas.

Através do site deles conheci o artista que expôs sua obra :



Jason Hackenwerth é americano nascido em St. Louis e atualmente trabalha em Nova York. O video abaixo dá uma ótima ideia para o Eu acho é pouco, diz aí:



Você pode ler aqui outro post sobre balões.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

OI LÔRO

Eu preciso registrar essa história. Talvez não saiba bem contar, mas é engraçada assim mesmo.



Ela era ainda uma menininha lá no Maranhão. E sua família costumava e ir a um sítio próximo onde parentes seus moravam. Sempre que lá iam, se dirigiam ao papagaio como todos faziam: Oi lôro! Ao que aquela ave respondia de pronto: Oi lôro!

Mas com ela nunca funcionava. Ela sempre o saudava: Oi lôro! E ele ficava com aquele peculiar movimento com os olhos que todo papagaio faz. E não a respondia. Lógico, escorpiana que é, precisando de atenção, logo surgia a raiva do papagaio.

Um dia resolveu não falar com o "lôro". Entrou na casa e nem olhou para ele. Ele por sua vez ficou de lá, nervorso, olhava com um lado da cabeça, virava o outro e ela nem atenção lhe deu. Ele deveria ser escorpiano também, e precisava de atenção e logo tratou de saudá-la:

- Oi lôro!

E ela rindo pode dizer: oiiii lôro!


Todo mundo caiu na risada.

CARROS INTELIGENTES

Microsoft e Toyota firmaram uma parceria ontem (6 de Abril de 2011) que irá investir 12 milhões de dólares, para trabalhar em uma plataforma baseada em nuvem, que interliga os carros e casas às estações de carregamento para veículos elétricos.



A Toyota Media Services é a divisão responsável pela realização do projeto e diz que o serviço irá utilizar o Microsoft Windows Azure, permitindo-lhes trabalhar, além de GPS para melhorar os serviços, a gestão energia e segurança, e também com a comunicação móvel entre vários pontos como as sugestões abaixo:

Poder ligar o ar condicionado do veículo de casa, ou do seu celular
Poder controlar o ar condicionado em casa, enquanto nós estamos no carro
Ajuda o condutor a tornar a condução mais eficiente

Um dos objetivos da Toyota é estabelecer, até 2015, uma plataforma global sob o conceito de computação em nuvem, ou seja, a capacidade de armazenamento de servidores e computadores conectados à internet é compartilhada para processar e guardar dados.

OUTRO SUPER-HERÓI

É sem sombra de dúvida o mais realista traje do Homem de Ferro que pode ser transportado numa mala, e não numa pasta, como vemos no filme Homem de Ferro 2.



O terno é construído a partir de 4.000 peças LEGO Technic, 483 peças de isopor e levou 1.200 horas de trabalho.

A desvantagem é que você precisa da ajuda de uma ou duas pessoas para vestí-lo. Bom isso não vai ajudar a combater à criminalidade, mas certamente poderia fazer sucesso no Enquanto isso na Sala de Justiça, hein?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

THE GOVERNATOR

A animação que poderá virar filme 3D, marca a volta do Arnold Schwarzenegger às telas.

No vídeo, podemos conhecer a trama do desenho The Governator, que irá mostrar a versão animada do ex-governador da Califórnia vestindo armaduras de metal e combatendo vilões em projeto que, segundo o próprio ator, pode se transformar em filme 3D.



"Primeiro serão lançadas histórias em quadrinho, depois uma série animada para então desenvolvermos jogos e começarmos a pensar em um filme" disse Schwarzenegger durante entrevista coletiva em Cannes.

Ah! se a moda pega! Teremos O LULENTE?

TECNOLOGIA NFC PARA 2012

Samsumg e Visa anunciaram uma parceria para oferecerem pagamentos via NFC, através de celulares, para as Olimpíadas de Londres em 2012. A parceria entregará um portátil em edição especial aos jogos olímpicos e paraolímpicos para atletas patrocinados, servindo então de vitrine para o sistema de pagamento sem contatos da Visa. O celular terá um cartão SIM da Visa para funcionar com o sistema, que já foi implantado em 60 mil locais em Londres.



Near Field Communication, ou NFC, é uma tecnologia sem fio que opera na banda de 13,56 MHz (essa banda não precisa de uma licença de uso) funcionando a partir das etiquetas RFID que são a garantia de sucesso dessa comunicação, como as que já estão presentes nos cartões das passagens de ônibus ou sistemas de segurança, incluindo as lojas físicas.




NFC é uma plataforma aberta concebida desde o início para celulares e dispositivos móveis. Sua taxa de transferência pode chegar a 424 kbit/s como usados na transmissão de grande quantidade de dados para comunicação instantânea, ou seja, a identificação e validação dos equipamentos/pessoas.




"Radio-Frequency IDentification" que significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.



Em breve diversos dispositivos estarão com a aplicação e uso das tag RFID como o Nokia:



Pelo tamanho e portabilidade vai ser possível a indústria descobrir mercados para controle de relacionamentos infiéis, com uso em calçados, vestimentas, carteiras...

Coisas da tecnologia aplicada a Logística das Relações.

Ir para TECNOLOGIA NFC (NOV/2019)

sábado, 2 de abril de 2011

AGORA É A HORA

Hora Grave
Rainer Maria Rilke (1875-1926)



Quem agora chora em algum lugar do mundo,
Sem razão chora no mundo,
Chora por mim.


Quem agora ri em algum lugar na noite,
Sem razão ri dentro da noite,
Ri-se de mim.

Quem agora caminha em algum lugar no mundo,
Sem razão caminha no mundo,
Vem a mim.

Quem agora morre em algum lugar no mundo,
Sem razão morre no mundo,
Olha para mim.


(Tradução: Paulo Plínio Abreu)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AFINIDADES POÉTICAS

Severino de Andrade Silva (Zé da Luz), nasceu em Itabaiana, PB, em 29/03/1904 e faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em 12/02/1965.

A obra mais conhecida dele por grande parte dessa geração que chorou com o fim do Cordel do Fogo Encantado é sem dúvida alguma 'Ai se sêsse'.

[...]
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
[...]

Mas será que só eu vejo Zé da Luz em Goethe?

"E assim descansam os dois amantes um ao lado do outro.
A quietude paira sobre sua morada; anjos serenos, seus afins,
olham-nos do espaço. E que momento feliz aquele
em que, um dia, despertarão juntos!"
(Epílogo de "Afinidades Eletivas")

Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também fez incursões pelo campo da ciência.