Quando em 2011 postei que a Samsumg e Visa anunciaram uma parceria para oferecerem pagamentos via NFC, através de celulares, para as Olimpíadas de Londres em 2012, já imaginava um universo de possibilidades para esta tecnologia.
Além de pagamentos, diversos outros recursos de registros e rastreabilidade são possíveis. O vídeo abaixo dá uma noção disso:
Para entender a Near Field Communication, ou NFC, basta saber que é uma tecnologia sem fio que opera na banda de 13,56 MHz (essa banda não precisa de uma licença de uso) funcionando a partir das etiquetas RFID que são a garantia de sucesso dessa comunicação, como as que já estão presentes nos cartões das passagens de ônibus ou sistemas de segurança, incluindo as lojas físicas.
NFC é uma plataforma aberta, concebida desde o início para celulares e dispositivos móveis. Sua taxa de transferência pode chegar a 424 kbit/s como usados na transmissão de grande quantidade de dados para comunicação instantânea, ou seja, a identificação e validação dos equipamentos/pessoas.
"Radio-Frequency IDentification" que significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.
Ainda não chegamos ao custo x benefício ideal para a aplicação em uma Farmácia Hospitalar, por exemplo, mas os benefícios controle de paciente, documentos e insumos de grandes volumes e alto custo já podem ser vislumbrados.
O que você vislumbra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.