Páginas

Translate

sábado, 23 de abril de 2011

GPS - NOVA GERAÇÃO

O mercado de logísitca, militar e civil, se prepara para uma grande revolução. É por causa da próxima geração do sistema GPS, o GPS III, que deverá ter cerca de 500 vezes a potência do transmissor do sistema atual, multiplicando a sua resistência a margem de erro.



Após cinco anos desenvolvendo a arquitetura do GPS III, o Navstar GPS Joint Program Office (JPO) está reconsiderando sua abordagem para a implantação da nova geração do sistema, visando examinar alternativas de contratos separados para os segmentos espacial e de controle.

O lançamento do primeiro satélite GPS III, que estava previsto para 2012, está sendo adiado para 2013. Com esta mudança e a previsão de um orçamento inicial de 80 milhões de dólares, duas empresas já se candidataram para construir e lançar o primeiro satélite: a Boeing e a Lockheed Martin. Porém, informações oficiais do JPO enfatizam que haverá uma competição aberta para a contratação da empresa que irá implementar o GPS III.

Esta nova geração de satélites inclui um novo sinal L1 destinado ao uso civil, que deve ser similar ao projeto do sistema Galileo, além de prever a expansão das estações de monitoramento terrestre para incorporar a National Geospatial-Intelligence Agency e a incorporação do Sistema de Satélite para Alerta de Desatres (DASS) como um componente do sistema de internacional de busca e resgate Copas-Sarsat.

GPS III irá melhorar a posição, a navegação e os serviços de cronometragem além de oferecer recursos avançados de anti-jam superando a segurança do sistema superior, a precisão e a confiabilidade.

A próxima geração de satélites GPS IIIA garantirá sinais três vezes mais preciso do que naves espaciais GPS atual e fornecer três vezes mais energia para os usuários militares, ao mesmo tempo, adicionando um novo sinal civil (L1C) que é projetado para ser interoperável com outros sistemas de navegação global por satélite. O design flexível do GPS IIIA permitirá que a capacidade para a inserção de baixo risco seja confiável e acessível para o futuro GPS IIIB e IIIC.

A tecnologia GPS está aumentando a produtividade em áreas tão diversas como a agricultura, mineração, construção civil, topografia, entrega de pacotes e gerenciamento da cadeia de abastecimento. O sistema também está reforçando a segurança pública, reduzindo os tempos de resposta para as ambulâncias, bombeiros e outros serviços de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.