Páginas

Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ORIGENS DAS TROÇAS

Para que seja compreensível ao turista que vem ao Estado de Pernambuco, participar do maior carnaval do mundo, democrático por sua acessibilidade e irreverente por sua proposta, busquei uma fonte segura de informação que esclarece à todos sobre a origem dessa mobilização popular.

Troças carnavalescas
por:

Claudia M. de Assis Rocha Lima
Pesquisadora



CLUBES DE FREVO
HISTÓRICO - Seu cortejo muito assemelha-se as procissões quaresmais, de Cinzas e Fogaréus, comuns ao Recife do século XVIII, trazendo o estandarte (bandeira) próprio das corporações medievais, com seus integrantes vestindo seda, calças de flanela e cordões com o distintivo da profissão. As corporações profissionais existentes no século passado, remanescentes dos primeiros séculos de nossa colonização, deram origem aos Clubes de Frevo ou Clubes Carnavalescos, que durante o carnaval saiam às ruas para passear, cantando e dançando em visitas a casas de pessoas amigas onde comiam e bebiam, numa euforia comum àquela época.

FORMAÇÃO - o Clube Carnavalesco tem o seu cortejo aberto pelos clarins, seguindo-se da diretoria, ala dos diabos, ala dos morcegos, os porta-estandartes vestidos à Luiz XV, que se revezam empunhando o símbolo maior da agremiação, presidente e dama-de-honra, damas-de-frente, fantasias de destaque do enredo, ala de passistas dois cordões que evoluem "fazendo passo" em torno de todo conjunto, diretor de orquestra e orquestra.


O FREVO - A marcha que tinha em seus primórdios um andamento mais parecido com o dobrado, ganhou elementos inovadores da polca e da marcha militar e foi, com o passar dos anos, transformando-se no frevo pernambucano, transfigurando as antigas agremiações do século XIX nos Clubes Carnavalescos dos nossos dias. O Clube chamou para si a atenção dos capoeiras, comuns nos desfiles das bandas militares que, fazendo complicados passos, criaram a coreografia do nosso frevo, a qual, o pernambucano denomina de passo.




CLUBES CARNAVALESCOS MISTOS OU CLUBES DE FREVO:

Das Pás - fundado em 1888

Vassourinhas - fundado em 1889

Lenhadores - fundado em 1897

Amantes das Flores - fundado em 1919

Prato Misterioso - fundado em 1919

Toureiros de Santo Antônio - fundado em 1924

Transporte em Folia - fundado em 1936

Estes são alguns dos Clubes Carnavalescos ainda em atividade nos festejos do carnaval de Pernambuco.


TROÇAS CARNAVALESCAS MISTAS
HISTÓRICO - A Troça Carnavalesca Mista é um Clube de Frevo em menor dimensão que sai logo no início da manhã, se apresenta nas ruas do centro ou do subúrbio, até as primeiras horas da tarde. Originam-se esses grupos carnavalescos de simples brincadeiras, onde está implícito o espírito crítico dos próprios foliões, como demonstra o significado do verbo troçar: escarnear, zombar, ridicularizar; vindo assim caracterizar a psicologia desses agrupamentos. As Troças são divididas, pela Federação Carnavalesca Pernambucana em primeira, segunda e terceira categorias, havendo outras que, por não estarem filiadas, não pertencem a quaisquer divisões. São a alegria dos subúrbios, chamadas por vezes de "levanta poeira". Alegram o carnaval de rua, durante o dia, e, por vezes, se apresentam com mais luxo e melhores orquestras, que os próprios clubes carnavalescos.




TROÇAS CARNAVALESCAS

Cachorro do Homem do Miúdo - fundada em 1910

Missangueira - fundada em 1915

Destemidos de Campo Grande - fundada em 1921

O Bagaço - fundada em 1929

Coqueirinho em Folia - fundada em 1937

Verdureiras de São José - fundada em 1939

Estas são algumas das Troças Carnavalescas em atividade nos festejos de carnaval de Pernambuco.


BLOCOS CARNAVALESCOS
HISTÓRICO - Das manifestações que compõem o grande mosaico folclórico do carnaval do Recife, nenhum supera o lirismo dos Blocos. Ao contrário dos Clubes Carnavalescos, que tiveram suas origens nas corporações profissionais, O BlocoCarnavalesco surgiu das reuniões familiares dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista, entre outros, como uma extensão dos presépios e ranchos de reis, nos idos da década de vinte, na cidade do Recife. O primeiro bloco fundado foi o Flores Brancas, em 1921, que aos dois anos de vida mudou o nome para Bloco das Flores, sua sede ficava na Praça Sérgio Loreto, na casa do seu fundador Salgado Filho e como diretor de sua orquestra Raul Moraes. O Bloco veio proporcionar condições ao elemento feminino de participar do carnaval de rua do Recife, longe de se misturar com a massa acostumada a acompanhar os clubes de frevo. Era formado geralmente, por moças e senhoras da chamada classe média, que, não podendo participar do carnaval de salão do Clube Recreativo Internacional e do Jóquei Clube, então um privilégio das elites, saíam às ruas protegidas por uma corda, sob severa vigilância de pais, maridos, filhos, genros, noivos, amigos e familiares.



FORMAÇÃO - Já acostumadas às jornadas dos pastoris, dos presépios e das procissões de queima de lapinhas, o sexo feminino formava também, o coral do BlocoCarnavalesco, enquanto os homens encarregavam-se da orquestra, bem típicas aossaraus e serenatas de então, formada por violões, violinos, cavaquinho, banjos, bandolins, flautas, clarinetes, contrabaixo, gaitas de boca, pandeiros e percussão. Um apito seguido de um acorde unissonoro de toda a orquestra, anunciava o início da execução da marcha de bloco, com sua introdução instrumental, de andamento frevolento, que se seguia da parte cantada pelo coro de vozes, num andamento bem semelhante ao nosso pastoril.

EVOLUÇÃO - O Conjunto é aberto por um cartaz (flabelo), cuja alegoria traz o nome e o símbolo do bloco, sendo seguido da diretoria, das damas-de-frente, das fantasias de destaque, do cordão de homens e mulheres que fazem evolução procurando abrir a multidão, coral de vozes e orquestra. Geralmente o Bloco traz um enredo no seuconjunto de fantasias, mas ao contrário das Escolas de Samba, as composições entoadas pelo conjunto nada tem haver com a estória, que é contada através das fantasias. No resgate do lirismo dos antigos blocos entre outros encontram-se: Bloco da Saudade, Bloco das Ilusões e Bloco Aurora de Amor.

BLOCOS CARNAVALESCOS MISTOS

Flor da Lira - fundado em 1920

Flor da Magnólia - fundado em 1924

Madeiras do Rosarinho - fundado em 1926

Apôis Fun - fundado em 1929

Banhistas do Pina - fundado em 1932

Batutas de São José - fundado em 1932

Esses são alguns Blocos Carnavalescos que fizeram ou fazem o carnaval de Pernambuco.

Direitos Reservados à Autora

Claudia M. de Assis Rocha Lima
fonte: FUNDAJ

Agora você já sabe a difrença entre Troça e Bloco de Carnaval. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.