Páginas

Translate

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FÍSICA APLICADA...

... A UM PEGADOR DE ROUPA



Quem me chamou a atenção ao engenho mais criativo que o homem tenha produzido no passado, foi o Ariano Suassuna, num programa de TV. Se tratava do Pegador de Roupas, ou prendendor, se assim o quiser chamar.

A questão pra mim passou a ser científica e eu precisava saber explicar um dia, porque é um objeto simples demais. Duas hastes de madeira e uma mola estranha entre as hastes.

Assim se define:

Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica.

Na física clássica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as ligações entre os átomos de um material elástico.

A lei de Hooke da elasticidade indica que a extensão de uma haste elástica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) é linearmente proporcional à sua tensão e à força usada para esticá-la. Similarmente, a contração (extensão negativa) é proporcional à compressão (tensão negativa).

Esta lei relaciona-se somente quando há deformação (extensão ou contração). Para deformações além do limite elástico, as ligações atômicas começam a ser rompidas, e uma mola pode formar ondas, ou deformar-se permanentemente, ou seja, rompe-se a sua constante elástica K. Muitos materiais não têm nenhum limite elástico claramente definido, e a lei de Hooke não pode ser significativamente aplicada a estes materiais.

A lei de Hooke é realmente uma conseqüência matemática do fato que a energia potencial da haste está no estado relaxado.

As Molas de torção são utilizadas em condições em que o objetivo é aplicar momentos de força. A carga é aplicada na mola de forma que venha torcê-la, acumulando assim forças de torção que gerarão momentos de força variáveis.

Na grande maioria das aplicações são construídas com aramados cilíndricos e em casos especiais pode-se utilizar perfis especiais.

Estas molas podem ser construídas de forma a permitir a torção dupla, para isto, utilizam-se aramados com seções espirais duplas enroladas nos sentidos horário e anti-horário, trabalhando em paralelo.

Ficou claro o tamanho do questionamento?

Bom acho que não só o Ariano Suassuna, e eu gostamos dessa engenhoca. Veja-se por exemplo a foto abaixo:



A peça é real e está exposta no Parque Chaudfontaine, na Bélgica. O artista é Mehmet Ali Uysal. Talvez isso tenha chamado a sua atenção também. Criativo, hein?

Mas se pode usar essa criatividade toda em outras ocasiões. Que tal num hashi?



Desmonte um pegador de roupa e faça:



Só não invente de decorar uma cidade:


"Monumento ao Pegador de Roupa" - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.