Páginas

Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

TWITTER FORA DA LEI

O Canadá tem seis fusos horários, e as eleições são escalonadas, o que significa que a votação ainda está em aberto no oeste, quando os resultados começarem a aparecer. Para evitar que o oeste seja influenciado pelos votos anteriores, há uma lei que proíbe a divulgação dos resultados antes de se anunciar o encerramento da última votação.

A proibição data do início dos anos 30, quando o rádio era o meio para obter resultados. Os críticos dizem que não faz sentido na era da Internet e das Redes Sociais Digitais.

Como os primeiros resultados começaram a chegar depois de 07:00 EST (23:00 GMT), alguns usuários foram decididamente cautelosos, usando palavras-chave para descrever o surgimento do Novo Partido Democrático da Esquerda, cuja cor é laranja .

"Meu refrigerante de laranja está borbulhando", disse um usuário, acrescentando o rótulo de "notaresult".

Mesmo assim, segundo a Prensa Latina, o Partido Conservador do premiere Stephen Harper ganhou a maioria absoluta na Câmara dos Comuns do Parlamento Canadense, segundo os resultados preliminares da contagem de votos.

O Novo Partido Democrático (NPD), de esquerda, conseguiu 102 deputados, um resultado sem precedente para esse grupo, o Partido Liberal (PL) 34, o Bloco Quebequés (BQ) quatro e os verdes de Elizabeth May apenas um.

Os resultados mostraram uma mudança importante na correlação das forças políticas neste país da América do Norte.

É a primeira vez que Harper, à frente do governo desde 1996, ganha com maioria absoluta, também é histórica a cifra atingida pelo NPD, que se converterá no segundo maior partido e o principal da oposição ao passar de 37 deputados a 102.

Só nos resta saber se uma Lei é soberana, ou ao infrigí-la - sob um argumento qualquer - garante a legalidade do resultado que advém dessa ação? E qual o papel do meio (redes sociais) nessa transição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.