Páginas

Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROTOCOLO DE KYOTO


Sala de conferência no Bella Centre, em Copenhague, durante as negociações da COP-15, que - como sabemos - fracassou.

A partir de hoje até o dia 10 de dezembro Cancún será sede da XVI sessão da Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 16) e da VI Sessão da Conferência das partes do Protocolo de Kyoto (CMP 6).

Há gases com efeito de estufa que atingiram no ano passado o seu nível mais elevado desde antes da Revolução Industrial, apesar da crise econômica, alertou a Organização Meteorológica Mundial.

No seu sexto relatório anual sobre os gases com efeito de estufa (GEE), baseado no programa de monitorização da atmosfera global, a organização mostra que as concentrações mundiais de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) alcançaram em 2009 novos máximos.

Mas tudo isso é questionável depois do que foi batizado de "Climagate": Hackers não identificados puseram na rede cerca de mil mensagens de e-mail e uns 3.000 documentos surrupiados de um servidor da Unidade de Pesquisa do Clima (CRU, em inglês) da Universidade de East Anglia, Reino Unido.

Todo o conteúdo desses e-mails demonstram ações organizadas para fechar a janela de informações pela qual os céticos do aquecimento global espiavam e denunciavam o verdadeiro interesse por trás dessa instável credibilidade científica.

A saber, a restauraçâo da camada de ozônio ocorre naturalmente, porém de forma lenta, e o ritmo da destruição atual não permite a plena restauração. O Protocolo de Montreal foi firmado pela maioria dos países do mundo com o objetivo de, aos poucos, extinguir a produção destas substâncias, através da substituição por outras menos nocivas.

Essas substâncias "menos nocivas" como o CFC (a vilã da vez entre os anos 80 e 90) são 4 vezes mais caras que as primeiras. E produzidas pelas mesmas empresas.

Vamos pensar juntos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.