Páginas

Translate

sexta-feira, 9 de março de 2012

SIGNOS E SIGNIFICADOS

ORIGEM

A imagem do ancião segurando uma lanterna, tatuada em meu braço, representa para mim um farol para orientar os navegadores desavisados, que eventualmente estejam perdidos buscando uma terra firme para passar a travessia. Já comentei isso aqui, algumas vezes, prometendo, em outras, a explicação para tatuar uma carta do tarot ao invés da referida torre com facho de luz.

A construção da ideia foi ao longo dos anos sendo elaborada até ser concluída na referida tatuagem que desde o início está vinculada a minha entrada ao mundo da tecnologia, e consequentemente da Internet.

TECNOLOGIA

Confesso que a ilustração que se segue foi copiada da ideia inicial do GuideBook Gallery, e que serve a calhar sobre o que quero por partes representar em uma imagem com seus signos e significados:

Netscape Navigator 2.0



Netscape Navigator 2.02, Macintosh edition



Netscape Navigator 3.02, Macintosh edition



Netscape Navigator 4.03



Netscape Communicator 4.04, standard edition



Netscape Communicator 4.04, professional edition



Netscape Communicator 4.5



Netscape Communicator 4.7



Netscape Communicator 4.7, Macintosh edition


O restante do estudo você pode visualizar no GuideBook Gallery.

Ainda na versão 2.0 foi que aprendi o quanto que NAVEGAR É PRECISO. Por sua vez, AOL formalmente parou o desenvolvimento do Netscape Navigator em 28 de dezembro de 2007, mas continuou a apoiar o navegador web com atualizações de segurança até primeiro de março de 2008, quando a AOL cancelou suporte técnico. A AOL permite o download de versões arquivadas da família do navegador web Netscape Navigator. Além disso, mantém o site AOL Netscape como um portal Internet.

MISTÉRIO

Ainda quando morando em Olinda tive a ideia de tatuar um farol. Inspirado pela paixão àquela cidade, porém, um farol ainda seria pouco para ilustrar todo o alcance da imagem tatuada como o modelo abaixo:



Os signos e significados da imagem indicam que o Eremita ou Ermitão, é o nono Arcano maior do Tarot. É uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento. O eremita isola-se para descobrir o conhecimento que o rodeia, na natureza, por exemplo, e também para se autoconhecer. O aspecto fundamental é que necessita de cortar os laços (temporariamente ou não) com a sociedade que o rodeia. A carta tem o número IX e a letra hebraica TET.

■ Fidelidade a si mesmo e sabedoria.

Um homem barbado, recurvado, de idade avançada, segura em sua mão direita uma lanterna parcialmente coberta por uma capa, onde representa o conhecimento da ciência oculta. Ele se apoia no bordão (bastão) da prudência, que o acompanha em sua busca.

O Ermitão mantém a lanterna bem perto dos olhos para se orientar melhor, mostrando a luz da inteligência e da sabedoria, (esta lamparina também significa a luz da verdade). Significa também que a luz atinge o passado, o presente e o futuro. O tom escuro de seu manto simboliza a austeridade.

Ele segue sua viagem através do tempo como um solitário, tendo como único consolo a sabedoria, que as vezes, é um penoso fardo para ele. Este arcano se refere à acumulação de conhecimentos e está disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Representa o valor do conhecimento adquirido à custa de trabalho ininterrupto, que apenas mentes privilegiadas conseguem desenvolver.

Numa consulta, o Ermitão pode ser uma referência a algo que estava perdido, a uma revelação importante ao consulente. A luz do ermitão o envolve e o inclina à pesquisa paciente, aos estudos, ou faz com que o consulente se sinta incentivado a retornar um projeto abandonado há muito tempo.

Mas a carta não oferece nenhuma esperança de realização, de progresso. Sua influência é neutra, recomenda paciência e dedicação ao consulente e aconselha-o a observar o seu caminho antes de cada novo passo. Significa portanto, espírito de sacrifício, prudência, discrição, recuo, vigilância.

CARTAS NA MESA

Navegar é preciso. Viver não é preciso. Portanto, ler e reler esse post não garante a definição dos signos e significados dessa tatuagem. Porque é certo que cada pessoa é sua própria carta, que quando jogadas são o oráculo de um novo futuro.

Então sigamos, Caminhando...

Imagem inserida em 25/04/2013 as 18:50

Imagem inserida em 07/01/2015 as 00:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.