Páginas

Translate

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1001 Lugares para ir no Recife antes de morrer

1 - Pátio de São Pedro

Motivo:

O pequeno largo na Rua de São Pedro no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, é rodeado por singelos sobrados, casas coloniais coloridas e pela imponente fachada barroca da Catedral de São Pedro dos Clérigos. Algumas das antigas construções abrigam lojas populares e botecos, e há também o comércio de camelôs nos arredores.

Conta com um palco para diversas tipos de apresentações, como música, dança e teatro.

Essa é a minha sugestão, vale a pena conferir. Mas espero que você também possa contribuir com alguma sugestão. Então comenta aí, ok?


Foto: http://cydenis.com/

thousand and one places to go in Recife before dying

25 comentários:

  1. Eu, com meus "olhos cariocas",ainda meio turista na cidade, adoro almoçar no restaurante Casa de Banhos.A vista é belíssima, e o restaurante simples,mas com opções de pratos bem saborosos.Fora isso tem o lado histórico q é bem interessante:
    "Edificada em 1880 para residência nos arrecifes que separam o oceano da cidade do Recife, foi depois transformada em uma hospedaria para fins medicinais. Era uma construção de madeira e ferro denominada oficialmente Grande Estabelecimento Balneário de Pernambuco, mas ficou conhecido como Casa de Banhos. Em 1902 possuía cinco banheiros que permitiam o uso simultâneo de 350 pessoas. Continha 102 compartimentos próprios para a toilette dos banhistas, um grande salão de refeições, duas salas, um gabinete de leitura e outras dependências.
    Uma face era voltada para o rio Capibaribe e outra para o mar. No final da década de 20 foi destruída por um incêndio."
    O acesso é por Brasília Teimosa.
    É a minha dica!:)

    ResponderExcluir
  2. Instituto Ricardo Brennand (Recife)Com sua peculiar arquitetura em forma de castelo medieval, contém um acervo diversificado de obras de arte que remetem ao Brasil colonial, além de um acervo único de armas brancas. É lindissimo, vale a pena conferir!! :)

    ResponderExcluir
  3. Cemiterio do Santo Amaro! Onde toda minha familia jaz .

    Sem onda.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, essa sua observação.
    beijos, Kaah Araujo.

    ResponderExcluir
  5. O Mercado São José... reunião colorida de muitos gostos, diversificação cultural do SER. Lá se expressam muitos EUs, que são quase todos MEUs. Eu Exú, Eu Iara, Eu Tupi, Eu Pescador, Eu Sapeca, Eu Curumim, Eu Cigana, Eu Povo, esta raça de gente que sabe ser feliz. São muitos EUs, e quase todos MEUs, também são SEUs... você não pode perder. Então... vale a pena este encontro.

    ResponderExcluir
  6. Parque de Esculturas de Francisco Brennand. O parque encanta quem vai à Praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. Para chegar as esculturas, basta ir até a Brasília Teimosa, hoje Formosa, onde na bela orla, tem a entrada para o parque. E quem ainda quiser tomar uma cerveja, ainda vale a pena conferir a Casa de Banhos.
    Xi! Acho que acabei colocando dois lugares ao mesmo tempo!!

    ResponderExcluir
  7. Bar do Macarrão, no mercado da Incruzilhada

    ResponderExcluir
  8. Feirinha do Bom Jesus, no Recife Antigo. Uma ótima opção de passeio para uma tarde de domingo.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de passear em todos esses lugares, mas minha sugestão é usar os horários mais absurdos pra não cruzar com a multidão...

    ResponderExcluir
  10. Passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe.

    Para entender um pouco a origem de "rios, pontes e overdrives".

    Local de saída: Bar e Restaurante Catamaran

    ResponderExcluir
  11. Horto de Dois Irmãos.

    Descrevi um pouco do Horto no post Domingo no Zoo. Lá tem uma Harpia. E se você chava que era uma ave que só existia na mitologia vai se surpreender.

    ResponderExcluir
  12. Forte das Cinco Pontas

    O forte fica no Largo das Cinco Pontas, s/n°, no bairro de São José. Pode ser visitado de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h; aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  13. Igreja Madre de Deus

    Especialmente por ela abrigar, além de uma monumental obra em talha, algumas imagens que pertenceram à primitiva igreja do Corpo Santo, demolida em 1913, quando das obras de modernização do porto do Recife.

    Endereço: Rua Madre de Deus, - Bairro do Recife
    Bairro: Centro
    Tel: (81) 3224-5587
    Visitação: 3ª a 6ª, das 8h às 12h e das 14h às 17h; sáb. e dom., das 9h às 12h.

    ResponderExcluir
  14. Basílica de Nossa Senhora do Carmo

    É um templo Católico pertencente à Ordem Carmelita, localizado no centro do Recife, Pernambuco.

    Em estilo rococó, sua decoração interior é em talha dourada.

    Em 1909 a Virgem do Carmo foi proclamada Padroeira do Recife, e no dia 21 de setembro de 1919 foi coroada. Em 1917, a igreja foi agregada à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e em 1922, elevada à condição de Basílica.

    ResponderExcluir
  15. Casa da Cultura

    Em 15 de março de 1973, a Casa de Detenção do Recife foi fechada pelo então governador Eraldo Gueiros Leite, sendo os detentos transferidos para outros presídios do Estado, especialmente para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá.

    A idéia de transformar a antiga Casa de Detenç ão, prédio tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), na Casa da Cultura foi do artista plástico Francisco Brennand, na época em que exerceu o Chefia da Casa Civil, no primeiro governo de Miguel Arraes, entre outubro de 1963 até às vésperas do golpe militar de 1964. Ele queria criar em Pernambuco uma instituição similar aos centros de educação nas áreas de literatura, teatro, música e artes plásticas, que estavam sendo criadas na França pelo escritor André Malraux.

    ResponderExcluir
  16. Museu do Trem

    Em 1972, na antiga Estação Central, hoje Metrô do Recife(METROREC), foi criado o Museu do Trem. Este teve como patrono o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre.

    No pátio do Museu do Trem estão expostos um reboque, duas locomotivas do tipo Maria-fumaça, e uma locomotiva movida a óleo diesel.

    Ali, o visitante pode apreciar o acervo iconográfico dos trens que circulavam por vários Estados do Nordeste do Brasil. O acervo evidencia a história da locomotiva, a história dos trilhos, fotos da primeira locomotiva e de outras estações de trens, trechos férreos com rodas de locomotivas, bem como cadeiras, vidros, janelas e porta-bagagens que pertenceram a vagões de primeira classe.

    ResponderExcluir
  17. Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM

    Foi criado em 24 de julho de 1997 a partir de um ato do Prefeito do Recife, que concedeu o estatuto de Museu à antiga Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, homenageando o artista plástico, designer e ativista cultural pernambucano. O Museu, patrimônio predial e histórico de Pernambuco tombado em nível estadual, está instalado em um antigo casarão do século XIX às margens do Rio Capibaribe e possui uma área construída de 1.800m2 divididos em três pavimentos estruturados em madeira, com sete salas de exposição, biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, reserva técnica, sala de atividades educativas, sala de administração, auditório, café e depósito para acomodação de material museográfico.

    ResponderExcluir
  18. “Palácio Enéas Freire”
    A nova sede do Galo da Madrugada

    O espaço funciona no número 984, em frente ao coreto da Praça Sérgio Loreto, na mesma Rua da Concórdia onde era localizada a antiga sede. O local, que ocupa uma área 1.000 m², tem a arquiteta Arinêe Fulco e o engenheiro José Schvartz no comando do projeto. A decoração interna foi finalizada pelo arquiteto Mário Baô, que usou cores variadas e fortes, trabalhando com elementos mutantes, de um modo que os espaços possam ser utilizados de formas flexíveis.

    ResponderExcluir
  19. Monumento Tortura Nunca Mais

    É um monumento localizado na praça Padre Henrique à rua da Aurora, cidade de Recife, Pernambuco, Brasil. Foi o primeiro monumento construído no país em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros. Ele foi concebido pelo arquiteto piauiense Demetrio Albuquerque.

    Sua construção foi decorrente de um concurso público realizado pela prefeitura de Recife em 1988, que previa não só a construção de um monumento que emblemasse as condições de tortura e desrespeito à dignidade da pessoa humana as quais a população esteve sujeita durante o regime militar brasileiro, como toda a revitalização do local.

    Foi inaugurado em 27 de agosto de 1993 e é desde então um dos principais pontos turísticos da cidade.

    ResponderExcluir
  20. Torre Malakoff

    Localizada no Recife Antigo, na cidade do Recife (Pernambuco), foi batizada com o nome de uma das torres da fortaleza de Sebastopol, durante a Guerra da Criméia (1853-1855).

    A Torre Malakoff configura-se hoje como um equipamento cultural com dupla vocação: de um lado o serviço às artes visuais (fotografia, artes gráficas e artes digitais) e do outro à música.

    A Torre, que foi lançada como centro cultural e espaço expositivo em 2000, abrigando o 44º Salão Pernambucano de Artes Plásticas, também é sede da Coordenadoria de Música da FUNDARPE - responsável pelo projeto Observa e Toca Malakoff.

    Torre Malakoff
    Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 15h às 20h; e domingos, das 16h às 18h.
    Informações: (81) 3184-3180 (PABX)/ 3184-3181 (Coordenadoria de Música)/ 3184-3182 (Núcleo de Ações Educativas)
    Email: torre.malakoff@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Mercado da Boa Vista

    O Mercado da Boa Vista, situado na Rua de Santa Cruz, s/n, bairro da Boa Vista, no Recife, foi construído no início de século XIX, porém não se sabe ao certo a data da sua inauguração.

    Apesar de ter sofrido diversas intervenções e reformas, o Mercado da Boa Vista mantém até hoje muitas de suas características arquitetônicas. O portal, em ferro, conserva até hoje em suas pilastras um símbolo que identifica o local onde se negociavam ou leiloavam os escravos negros trazidos da África, chamado atualmente pelos comerciantes de maçã portuguesa.

    Seus boxes, onde atualmente são comercializados cereais, verduras, carnes, peixes, frios, ervas, artigos de armarinho e abrigam pequenos bares de comida regional eram destinados à expor e vender escravos africanos que chegavam ao Brasil através de contrabando.

    ResponderExcluir
  22. AÍ PELO PÁTIO DE SÃO PEDRO NUMA TARDEZINHA
    BEM CALMA É UMA DELICIA PARA APRECIAR AS ARQUÍTETURAS DO LOCAL

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.