Páginas

Translate

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

POR QUE BIPAGEM?

De sua criação até ser introduzido no Brasil foram 36 anos para que o Código Nacional de Produtos (código de barras) fosse formalmente implantado no Brasil em 29 de Novembro de 1984. Desde então o código de barras revolucionou a forma de muitas empresas atuarem no mercado por facilitar as rotinas logísticas em diferentes pontos e em diferentes ramos de atividade.  Além de ter um alcance global permitindo que as transações comerciais ocorram de maneira mais padronizadas.

O código de barras nada mais é do que um conjunto numérico e gráfico que serve para identificar, individualmente, produtos dentro de uma cadeia de suprimentos. Ele gera um código único baseando-se na representação gráfica aliada ao número logo abaixo dele.
Impressão de Etiquetas de Código de Barras


Quando integrado a um catálogo, esta representação guarda informações completas, como a descrição do produto, lote, unidade de apresentação, validade, e outros. Para que isso seja interpretado por um sistema, é utilizado um código binário que é lido pelo equipamento (leitor) adequado.

Aplicado numa Farmácia Hospitalar o código de barras gera padronização dos processos, eficiência e segurança tanto para o negócio quanto para o cliente, elevando a margem de acertos nos registros de checagem beira leito, e consequentemente na assertividade das informações em contas médicas. Com menos chances de haver erros, tanto o cliente quanto a empresa ficam protegidos, e toda a transação comercial decorrente é mais facilitada.

Dispensação de Mat/Med por Bipagem de Código de Barras
Ao propor a utilização de códigos de barras para a dispensação dos medicamentos e materiais almejamos que eles sejam dispensados em nome do paciente garantindo assim a sua segurança, a rastreabilidade desse processo individualizado, a administração dos estoques, o gerenciamento e otimização dos custos e mitigação de erros operacionais. Além disso, a utilização de códigos de barras proporcionará ao estoque a redução de tempo gasto na linha operacional, a racionalização da mão-de-obra e a agilidade das atividades desenvolvidas, contribuindo com qualidade para o exercício das atividades assistenciais do serviço.
Inventário de Materiais por Bipagem de Código de Barras


A identificação de produtos por meio da leitores adequados também é importante porque é possível gerar, de certa maneira, uma vantagem competitiva em relação a empresas que não usam esta solução. Há ganhos em velocidade e tomada de decisão logística na hora das operações.

Inventário de Medicamentos por Bipagem de Código de Barras

Ao reduzir o tempo necessário para executar as tarefas e minimizar os custos causados por erros operacionais, o negócio já se torna mais competitivo e  passa oferecer um maior valor agregado aos seus produtos.

Utilização de Coletor de Dados em Dispensação Paperless

Por carregar informações importantes da unitarização de produtos, o uso do código de barras é fundamental para gerar segurança, visibilidade e também automação. Sabemos que a automação de processos é cada vez mais comum entre as empresas.  E, nesse sentido, o código de barras ajuda a criar processos cada vez mais eficientes que reduzem os custos para os negócios, tornando-os mais ágeis em um mercado cada vez mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.