Páginas

Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2020

PRA CEGO VER

imagem ilustrativa logomarca da NVDA

A NV Access anunciou em 7 de maio de 2020, a versão 2020.1 do NVDA, o leitor de tela gratuito para Microsoft Windows, que já está disponível para download.

Michael Curran e James Teh se conheceram quando crianças em um campo de música para cegos, onde perceberam que compartilhavam um forte interesse em computadores. Vários anos depois, eles decidiram unir forças para ajudar a melhorar a acessibilidade de computadores para pessoas cegas e com deficiência visual. Para pessoas cegas usarem um computador, elas precisam de um leitor de tela que leia o texto na tela com uma voz sintética ou com uma tela em braille. Mas, em muitos casos, o software de leitura de tela custa mais do que o próprio computador. No passado, isso deixou os computadores inacessíveis a milhões de cegos em todo o mundo. Esse é um problema crítico, porque sem computadores, o acesso à educação e ao emprego é severamente limitado, sem mencionar funções cotidianas, como banco on-line, compras e notícias.
imagem ilustrativa caixa do software NVDA
Em abril de 2006, Michael começou a desenvolver um leitor de tela gratuito chamado NVDA (NonVisual Desktop Access) para uso em computadores executando o Windows. Ele convidou James, recém-formado em TI, para desenvolver o software com ele. Juntos, esses dois cegos fundaram a organização NV Access, sem fins lucrativos, para apoiar o desenvolvimento do leitor de tela NVDA. Em pouco tempo, eles puderam trabalhar em tempo integral no projeto, graças a uma série de doações corporativas e doações individuais. O NVDA foi traduzido por voluntários em mais de 55 idiomas e usado por pessoas em mais de 175 países. Ele também ganhou vários prêmios. O NVDA é um software de código aberto, o que significa que o código está acessível a qualquer pessoa. Isso permite que tradutores e desenvolvedores de todo o mundo contribuam continuamente para sua expansão e melhoria. Baixe aqui o NVDA

[vídeo demonstração da funcionalidade do NVDA]

Em Maio de 2013 fiz uma postagem sobre Japonês em Braile. Espero que você goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.