Páginas

Translate

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

13 DE AGOSTO 2014

Morre Eduardo Campos. 

Ex-Governador do Estado de Pernambuco, candidato à Presidência da República Federativa do Brasil no pleito das Eleições deste respectivo ano, sofreu acidente aéreo que o vitimou. 

Seu avô, Miguel Arraes, faleceu em um 13 de Agosto de 2005. Também político, foi ex-Governador do Estado de Pernambuco.

"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre". SUASSUNA, A. O Auto da Compadecida.

Agradecido pela sua atenção,
Josinaldo Soares Júnior
Skype: josinaldo.junior
Encontraremos a Solução, ou inventaremos uma.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LÍDERES EFETIVOS

A importância de uma liderança efetiva para gerar resultados já começa a ser reconhecida.

O que fazem os líderes efetivos e inspiradores

Em geral quando se pede a alguém que recorde a experiência com um líder que se tenha distinguido dos outros e conseguido tirar o melhor de si, as pessoas referem-se a coisas como essa pessoa inspirava-me, entusiasmava-me, dava-me autonomia, confiava em mim, valorizava-me, desafiava-me, encorajava-me a correr riscos e protegia-me em certas situações, ajudava-me a perceber o propósito da organização e qual era o meu papel e contribuição.

Em contraste, os líderes que não conseguem tirar o melhor das pessoas caracterizam-se por fazerem microgestão, culparem os outros com frequência, ficarem com o crédito do bom trabalho, humilharem os outros, serem hostis e negativos, não ser agradável estar perto dessa pessoa, tratarem as pessoas como se fossem um recurso intermutável e não um indivíduo, serem auto-centrados e limitados. É interessante observar que por vezes alguns líderes que podem parecer simpáticos, abertos, democráticos e que apóiam as pessoas também não obtêm bons resultados. Porque desejam que todos gostem deles acabam por ser vagos e inconsistentes e deixam as pessoas confusas e frustradas o que leva a que a moral e os resultados sejam ameaçados.

O que os líderes efetivos fazem resultam em:

- A liderança e o clima da organização têm um impacto de 20% a 30% no desempenho.

- As razões pelas quais 70% das iniciativas de mudança não têm sucesso estão relacionadas com as pessoas (incapacidade para liderar, equipes pouco efetivas, etc.).

- Empresas com capacidade de liderança acima da média têm resultados financeiros 20% superiores.

- Má liderança é 30% das razões pelas quais as pessoas saem das empresas.

fonte: Ana Relvas, Ph.D., Líderes efetivos que geram resultados, 2013

Outra dica de Leitura fica por conta do livro:

domingo, 10 de agosto de 2014

FARMÁCIA HOSPITALAR

Há MAIS 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação já experimentei gerenciar uma equipe em Informática em Saúde, em um hospital de referência no Estado de Pernambuco.

Atualmente atuando como Consultor de Gestão Hospitalar a experiência tem sempre levado à área de Suprimentos e Apoio, e dessa experiência algumas foram apreendidas permitindo enumerar como importantes e que norteiam a minha implantação em Farmácias de Hospital Público:

I – Controlar a entrada da mercadoria (Associada a uma Ordem de Fornecimento dentro do período garantido por Lei ou por vales/doação/empréstimos)

II – Controle de lote/validade (Desde a entrada para garantir a rastreabilidade mínima)

III – Contagem de estoque periódica (Inventários para ajustes)

IV – Conferência de mercadoria na distribuição (Utilizar um recurso de leitura de código de barras)

V – Devolução just in time (Manter no Estoque da Farmácia os produtos não consumidos)

VI – Investir em treinamento e ferramentas de gestão (Multiplicar a experiência do usuário com a equipe em reuniões periodicamente) Investir em treinamento e ferramentas de gestão (Multiplicar a experiência de usuários com a equipe em reuniões periodicamente)

VII – Obter indicadores para o melhor gerenciamento integral (Relatórios e Portais)

Algumas destas diretrizes não são tão facilmente implantadas, mas gradativamente se cria a cultura colaborativa e os efeitos são sentidos por todos: redução nas compras desnecessárias, agilidade na dispensação e devolução, controle, e outros...


Talvez você queira ler sobre uma ótima experiência com agilidade em uma Farmácia Hospitalar  Afinal existem muitas tarefas manuais e repetitivas que podem ser executadas com mais agilidade e eficiência por softwares e coletores de dados. Clique Aqui

segunda-feira, 16 de junho de 2014

WORLD CUP 2014

Numa rua qualquer do Recife.




Enviado pelo meu Windows Phone

quarta-feira, 4 de junho de 2014

JUNHO

Todas as atenções do mundo do entretenimento e dos esportes estão voltadas para o Brasil. E onde estão suas festas?

O clima de protestos que antecede a Copa do Mundo causou uma certa desconfiança nas nossas instituições. E o cenário político, apesar de ser o mesmo, está abalado. A nossa Justiça vive dias estranhos. E a mídia alimenta os sonhos de um outro país, novo de novo, e não muito diferente de tudo o que já vivemos.

Até parece que a receita de bolo, a regra de negócio, não podem mudar. Em meio a crises em torno da Ilha Brasil, o país vive o Clima da Copa.

As melhorias generalizadas ficaram para o segundo tempo, o das Eleições. Até porque a política da continuidade vai ser amplamente promovida. Por aqueles que fizeram, ou não.

Em meio a todo esse quadro negativo plantado por especialistas em negativar a evolução social do Brasil, eu fico com a resposta das crianças.

Nas ruas elas estão super felizes com suas camisas do Brasil. Do Neymar. Da esperança.

Ao longo dos últimos anos o super-herói desta nova geração é, - mas acho que sempre foi -, o Camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol. E não tem espaço para Ben 10, Homem-Aranha... Mas cabe um Hulck. Não Huck.

São as crianças desta Geração Cumpadi Washington - "Sabe de nada, inocente" - que estão fazendo muitos olhos brilharem sob o sol da esperança.

Avante Brasil!


Enviado pelo meu Windows Phone

MAIO

Só hoje pude falar de Maio.

Maio se foi.

Enviado pelo meu Windows Phone

sábado, 15 de março de 2014

ELE-ELA

Aguardando alguns amigos em algum lugar deste universo chamado Recife.

Enviado pelo meu Windows Phone

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EU VI

Era para ser apenas um bloco de uma empresa de Sistema de Gestão Hospitalar em movimento. Virou a atração principal da noite. Por detrás de um estandarte eu vi muitos sorrisos e emoções. Eu vivi.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TESTE

Alguns usuários ao longo dos anos muito incentivaram este blog. Eles receberão e-mails de novas publicações a cada atualização. Neste teste inicial, quem chegou aqui pelo e-mail também pode, caso possua um leitor de QR Code, acessar outro link.

Faz o teste aí.

Enviado pelo meu Windows Phone

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

OLINDA SEM VOCÊ

Como se diz por aqui no carnaval: Em Olinda a grande atração é você.

Enviado pelo meu Windows Phone

domingo, 16 de fevereiro de 2014

CARNAVAL 2014

Hoje eu oficialmente estou abrindo as postagens no blog e com as primeiras experiências desta manifestação popular chamada carnaval.

No sábado, 15, começamos (eu, a noiva e um casal parentes dela) com uma visita rápida ao Mangue Beatinho, no Carmo - Olinda, que saiu pela primeira vez. Mas foi tão rápida que não tirei uma foto. hehehe

Estava focado mesmo em chegar na prévia de rua do Amantes de Glória.


Foi realmente uma bela manifestação cultural. Uma boa discotecagem antes da Orquestra do Maestro Lessa botar os Amantes para ferverem. E Amantes saiu...

Nosso grupo saiu também. Mas fomos ao Recife Antigo.


Numa rápida visita aos principais pontos turísticos do local, nos deparamos com um acerto de marcha do Bloco Cordas e Retalhos que teve uma visita de uma banda de frevo que animava as ruas do Recife.


Hoje, domingo, 16, fomos ao Eu Acho É Pouco em grupo. O mesmo. E foi muito bom.