Páginas

Translate

domingo, 4 de setembro de 2011

WI-FI EM AVIÕES

Parece que o Brasil decidiu mesmo entrar com a Internet, literalmene, nas nuvens (cloud computing). A TAM, e depois a GOL, iniciaram a oferta deste serviço em seus vôos. Fui questionado por um amigo como o processo de comunicação é realizado. Mostro no video logo abaixo.

Mas, segundo Claudia Pagnano, vice-presidente de mercado e novos negócios da Gol, o acesso poderá ser feito através de iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks. Futuramente, outros dispositivos serão incluídos na lista.

Apesar de estarmos na era do Pós-PC, são os notebooks e netbooks os equipamentos que mais acessam esse novo serviço.

O que sei é que o conteúdo oferecido inclui noticiário impresso, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas. O conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos do Brasil. O acesso gratuito está sendo implantado em 35 aeronaves que operam 250 voos diários, principalmente na ponte aérea Rio-São Paulo. Até o fim do ano serão 380 vôos diários.

Nos EUA a tecnologia implantada chama-se AirCell, que instalou antenas especiais em todo o país cobrindo o espaço aéreo da maioria das rotas da aviação comercial. Ou seja, uma série de antenas "apontando para o céu" distribuídas de forma contínua em todo o país.

É um conceito aparentemente simples e funcional, que pode ser facilmente compreendida com o vídeo a seguir.



Neste sistema o equipamento especial que consiste em um receptor poderoso, no avião, e um roteador especial, que está constantemente à procura de sinal se conecta de uma estação base para outra para que esta não produza cortes no sinal wi-fi servida aos passageiros (enquanto que conectado a uma antena faz a busca para a antena próxima que lhe é assegurada quando se alterar a conexão).

Simples?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.