É, em sua essência, a forma mais lúdica de aplicar brainstorm.
Em outras palavras, gamestorming nada mais é do que um conjunto de práticas de brainstorm, regrados, organizados, facilitados por um Designer de Serviços; que possuem objetivos distintos, limites mínimo e máximo de pessoas envolvidas e tempo previsto de duração. Alguns exemplos de jogos colaborativos: Análise SWOT, Matriz de Stakeholder, Mapa de Empatia, entre outros.
[O vídeo está em inglês, no entanto é possível inserir a legenda pelo próprio player do youtube, e contém uma breve explicação de Gamestorming]
Gamestorming como um termo sugere o uso de jogos para o brainstorming . É o título de um livro escrito por Dave Gray Sunni Brown e James Macanufo, publicado em 2010. Eles documentaram o que equivale a uma linguagem padrão de 83 jogos, anotando para cada objeto de jogo, número de jogadores, a duração do jogo, as regras de como jogar, estratégia e origem. Anteriormente, em 2007, Luke Hohmann popularizou o termo Jogos de inovação para se referir a 12 jogos de pesquisa de mercado primário. [in http://en.wikipedia.org/wiki/Gamestorming]
UX - User Experience
ISO 9241-210 define a experiência do usuário como "as percepções e reações de uma pessoa que resultam do uso ou utilização prevista de um produto, sistema ou serviço." De acordo com a definição ISO, a experiência do usuário inclui todas as emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto pelos usuários. A ISO também lista três fatores que influenciam a experiência do usuário: o sistema, o usuário e o contexto de uso.
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