Abraços, beijos, reencontros... crianças, jovens, adultos... os mais diversos profissionais, as mais influentes personalidades, de todas as regiões do Brasil.
Eu não saberia dosar a medida exata da alegria que é a andada desses caranguejos com cérebro pelas ladeiras ingrimes, quentes, abarrotadas de gente, sorrindo, cantando, registrando em filmes e fotos, nessa Olinda sem igual.
Compartilhar um pouco da lama, ou ajudar aos percusionistas do Afojubá Batuque (grupo musical que arrasta os caranguejos) a passarem com tranquilidade entre os diversos foliões. Tudo inspira a harmonia, a paz, ao sentido de família universal em meio ao caos e a lama.
Cada um, em corpos de lama, é sua própria fantasia.
O bloco se chama Mangue Beat em homenagem ao movimento de contracultura que explodiu no Grande Recife nos anos 90. E espalhou-se pelo mundo.
A lama, composta com argila Caulium, é trazida de Itapuama e que foi eternizada pela banda Chico Science e Nação Zumbi no vídeoclipe da música Maracatu Atômico. Apesar de recomendações medicinais, vejo que seu maior benefício nas ladeiras de Olinda é mesmo o de proteger a pele dos raios solares.
É engraçado ver a ansiedade das pessoas em se banharem na piscina de lama armada na concentração do bloco. Mas, também, a rejeição de algumas crianças e que logo adiante as encontramos banhadas também.
É o lúdico fazendo arte viva no carnaval. Expressões das mais diversas em formas de narizes, chifres, moicanos ou simplesmente as linhas indígenas dos mais moderados.
Em 2014 o Bloco Mangue Beat completará 19 anos*. Imagine o tamanho da festa.
Clique no link: Curta a fanpage do bloco no Facebook
* Anteriormente publicado 20 anos. Foi corrigida a informação.
Parabéns pelo texto! Um primor de sinceridade na descrição do que é participar desse bloco, o qual sigo há 04 anos e só vejo crescer pela simplicidade e alegria dos seus integrantes.A diretoria está sim planejando uma grande festa.No face será informado á todos os "crabs" de plantão.
ResponderExcluirAbraço de patola.
Anderson Cavalcanti
Grato pela participação.
Excluir