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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JOGOS DÃO DINHEIRO

Jogos livres, ao contrário do que possa parecer, podem gerar muita receita para seus desenvolvedores através da compra que os usuários executem dentro do aplicativo. Não são exclusivos para smart phones e Tablets, mas esse mercado tem crescido muito ligado a expansão da tecnologia Pós-PC.



My Little Tower Defense, é um jogo free, uma das últimas sensações para iPhone. No entanto, ele gera renda aos seus desenvolvedores através das compras que um usuário pode fazer com os jogadores de dentro do aplicativo.


Este é apenas um exemplo de um dos muitos jogos para celular que usam este tipo de compra para obter uma boa grana. Novos níveis, ítens melhores, dinheiro ou roupas para os personagens são alguns dos bens virtuais que podem ser obtidos em jogos diferentes.

Mas eles não estão sozinhos. Jogos sociais também usam este modelo de negócio, alguns com grande sucesso.

Zynga, empresa criadora de sucessos como Farmville e Mafia Wars, espera algo em torno de 1 bilhão de dólares em sua IPO. E, segundo disse a empresa, todos os dias vende cerca de 38 mil itens virtuais, o que respondeu por 597,5 milhões de dólares em receita em 2010.

No entanto, o relacionamento da empresa com o Facebook é complicado. Embora os fundadores estejam bilionários, a rede social - Facebook - impõe sim condições restritas, tais como contratos de exclusividade. Além disso, você tem uma redução de 30% de cada compra feita em sua plataforma.

O Google, por outro lado, poderia mudar isso. A empresa só tem uma taxa de 5%, o que, de acordo com o Facebook , eles podem fazer, porque "não têm usuários".

Estas opiniões são um exemplo do nível de benefícios que se pode obter com jogos sociais. Quando duas empresas como Facebook e Google competem para atrair desenvolvedores para suas plataformas, com certeza nenhum dinheiro se perde.

Nos jogos free para plataformas móveis acontece o mesmo. Como explicou Matthias Hellmund, diretor de desenvolvimento móvel para Exozet Reuters, "as pessoas não necessariamente gastam menos, porque os fãs podem estar dispostos a investir até centenas de libras para uma experiência de jogo que eles realmente gostem, o que de modo algum gastariam em um jogo normal".

Além disso, os usuários estão dispostos a pagar por essas aplicações. Um estudo da Nielsen mostrou que 93% dos usuários que baixaram um aplicativo em Junho, estavam dispostos a pagar por um jogo, enquanto apenas 76% estavam dispostos a fazê-lo por outro tipo de aplicativo.

PENSE GRANDE, meu amigo!

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