Fiquem ligados na notícia a seguir:
Um aplicativo malicioso que usa convites do Google+ como isca está se espalhando no Facebook. Quando ativado, os usuários dão permissão para acesso a dados privados, como localização ou data de nascimento. Além disso, o aplicativo pode publicar mensagens em seu mural.
Pouco tempo após o lançamento do Google+ começaram a aparecer spans de quem usou convites para a rede social como isca para atrair outros usuários.
Agora, spammers começaram a atacar os usuários de outra rede social: o Facebook. Um aplicativo que usa o logotipo da Google+ e é identificado como "página de fãs não oficial" garante que você pode obter os convites para a rede do Google. Depois que os usuários acessam a ele, pergunta se permite diversos, tais como o acesso a informações básicas e privadas, a opção de e-mail ou publicar conteúdo no mural.
Como regra básica para proteger a sua conta do Facebook de spam e vírus, você nunca deve dar privilégios ao desconhecido aplicações. Devemos também evitar se tornar um seguidor destas páginas, porque, então, aparecem no mural de nossos contatos, que também correm o risco de cair na armadilha. Neste caso, eles podem acreditar que o aplicativo funciona, e que recebem a recomendação da conta de um conhecido.
Precisamente este é o próximo passo após a aplicação maliciosa: pedir para se tornar um seguidor e recomendar aos contatos antes de prosseguir com o processo que supostamente permitirá um convite para Google+.
No blog Sophos encontra-se mais informações sobre este aplicativo. Eles também postaram um vídeo com informações para "limpar" o perfil, se você é uma vítima de uma dessas campanhas de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.