Páginas

Translate

domingo, 10 de julho de 2011

GSM 20 ANOS... E AGORA?

Em 1 de Julho de 2011, a primeira chamada telefônica utilizando a tecnologia GSM completou 20 anos. Substituindo a tecnologia anterior analógica.



Nesses 20 anos descobrimos milhões de possibilidades com a telefonia móvel. Mas não podemos esquecer o telefone começou como uma forma de comunicar por voz. O ágil mercado das telecomunicações nos trouxe outras tantas coisas para fazer com o telefone que para muitos mais parece ficção científica.

A primeira chamada via GSM foi realizada na Finlândia, terra da Nokia, pelo então primeiro-ministro daquele país, Harri Holkeri para o então vice- prefeito da cidade de Tampere (Finlândia), Kaarina Suonio.

A chamada foi realizada através da rede comercial das finadas empresas Telenokia e Siemens, que hoje recebem o nome de Nokia Siemens Networks, e a primeira operadora a utilizar a tal rede foi a finlandesa Radiolinja, que hoje funciona com o nome de Elisa.

Hoje já estamos falando em passar para a quarta geração LTE que está anos luz à frente em diversas possibilidades com relação a tecnologia GSM, embora seu importante papel para boom da telefonia móvel à época.

A tecnologia LTE (4G) promete:

- download de 326,4 Mbits/s

- taxa de upload de 86,4 Mbits/s

- tempo de ida e volta (RTT) de menos de 10ms

- raio das células podendo atingir até 100 km.
fonte: http://www.webartigos.com/articles/19064/1/LTE---Long-Term-Evolution---Tecnologia-4G/pagina1.html#ixzz1PvwLkKVq





Não menos importante é pensarmos na genialidade da invenção. Mas cá entre nós, e essa troca de chips, hein?!

Já falei sobre isso, aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.