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quarta-feira, 15 de junho de 2011

AMERICANOS ABANDONAM O FACEBOOK

A informação do site Inside Facebook sobre uma significativa queda no número de usuários da rede social em países como Reino Unido, Alemanha e Rússia, motivou o jornal The Guardian a publicar uma matéria ensinando aos leitores a desativar sua página.


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Somente no Reino Unido, 100 mil usuários deixaram de utilizar o Facebook. Segundo o Guardian, não é tão simples desativar o perfil. A rede envia mensagens em que dizem "Seus amigos irão sentir sua falta" e convites para voltar a utilizar a rede,tudo para persuadir o usuário a não apagar a página. A matéria do Guardian ensina passo-a-passo como proceder. Por fim, relembra:


"Mantenha a calma. Ignore a desorientação da página. Nunca explique por que você os rejeitou".

Mesmo registrando uma queda em número de usuários nos países que aderiram a rede logo no início, o Inside Facebook divulgou o aumento em países "novos" na rede, como Brasil, Egito e índia. A meta da empresa de Mark Zuckerberg é atingir a marca de um bilhão de usuários, mas por enquanto está próxima dos 700 milhões.

fonte: Portal Imprensa

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Por que os usuários americanos estão largando o Facebook? Eis cinco possíveis explicações para o que já é chamado de Grande Êxodo do Facebook de Maio de 2011.

fonte: IDG Now

Motivo 1 – Ninguém está deixando nada; os dados estão errados.

Se você perguntar ao Facebook, ele lhe dirá que é um daqueles casos em que há fumaça, mas não há fogo. Um representante do Facebook disse que relatórios como os do Inside Facebook “usam dados extraídos de nossa ferramenta de publicidade, que fornece estimativas grosseiras do alcance dos anúncios do Facebook e não é projetada para ser uma fonte de rastreamento do crescimento geral do site”.

Então tá. O Inside Facebook executou outra série de testes usando serviços de medida de terceiros, como os da comScore, Compete, Quantcast e Google Ad Planner, e os dados mostraram-se totalmente esquizofrênicos. Alguns mostraram ganhos rápidos, outros mostraram ganhos menores e outros até informaram perdas.

Motivo 2 – As questões de privacidade ajudaram a piorar as coisas.

Quando queremos falar da ridícula torrente de problemas de privacidade do Facebook, a dúvida é por onde começar. Que tal essa última: O software de reconhecimento facial opcional que identifica e marca os usuários do Facebook em fotos, sem permissão ou aviso. O Facebook desculpou-se – mas não pelo software. Não, não. Ele se desculpou pela forma como o software foi lançado. Agora os defensores da privacidade pedem ao governo dos EUA que impeçam o Facebook de usar essa tecnologia.

Para colocar as coisas em perspectiva, Eric Schmidt, da Google, afirmou que o software de reconhecimento facial tem muitas falhas. E, quando a Google acha que algo tem muitas falhas, você percebe que a coisa é muito, muito cheia de bugs. Até que os usuários do Facebook notem que rede social é um serviço gratuito que pode ser cancelado a qualquer momento e que ela não lhe deve nada em termos de privacidade e segurança, veremos pilhas de notícias sobre suas aventuras para além dos limites de privacidade.

Motivo 3 – O Facebook tornou-se um negócio como outro qualquer.

Ultimamente, quando não está ocupada com os problemas de privacidade do Facebook, a imprensa ressalta as preocupações ligadas à suposta avaliação da empresa em 100 bilhões de dólares. Isso é muito, muito chato. Talvez a evolução do Facebook de startup à condição de monstruosidade inevitável tem levado os “milênios” – uma geração tipicamente favorável ao empreendedorismo – a ativar o modo desconfiança, o que sinaliza um alerta geral para abandonar o outrora divertido site e mudar-se para outro serviço de rede social. O que nos leva ao...

Motivo 4 – O Facebook é muito genérico; queremos redes sociais específicas

A natureza genérica do Facebook é ótima para aqueles que vão atrás de... Coisas. Mas nossa cultura social na web está-se voltando para apps, e serviços como Instagram para fotos, Foodspotting para refeições, GetGlue para multimídia, Soundtracking para música, etc, etc, fisgam quem procura nichos. Claro, esses apps são compatíveis com os esquemas de alimentação de notícias do Facebook para efeito de compartilhamento, mas eles também estão loucos para construir suas próprias redes sociais.

Motivo 5 – Estamos todos voltando para o MySpace (ou o Orkut)


É. Desculpe – sei que isso soa absurdamente cômico. Mas não poderia deixar essa possibilidade de fora.

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