Páginas

Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O PEIXINHO JAPONÊS QUER SER BETA



Na China e no Japão este peixe é conhecido como Kinguio, no Brasil como Peixe Japonês ou Peixe Vermelho e nos Estados Unidos como Goldfish. Você encontrará esta espécie tanto em aquários, como em laguinhos de jardins, ao ar livre e pode chegar a medir 30 cm. Se criada em aquário vive cerca de 10 anos e em lagos, 30 anos. É fácil encontrá-los também em restaurantes japoneses junto as Carpas, nesses laguinhos. Como são parentes, vivem bem.



Já os conhecidos como "peixe de briga", esse peixe da família dos Anabantídeos é originário da Tailândia. Seu nome vem de uma tribo de índios, onde os guerreiros eram chamados de "Bettahs".
Essa associação se deve ao fato de os Bettas machos serem extremamente violentos, não podendo conviver com outros Bettas no mesmo aquário. Por isso é aconselhada a criação nos chamados "betários", ou seja, aquários de no mínimo 15x12x12 cm.

Os Bettas viviam em águas estagnadas e mal-oxigenadas, como a dos arrozais, por exemplo. A respiração nessas águas só era possível devido a um órgão auxiliar que os Bettas possuem, o labirinto, que os permite retirar seu oxigênio da atmosfera. Por esse motivo, um betário não precisa de oxigenação. Apesar disso, a água do aquário deve ser parcialmente trocada a cada quinze dias, e pode ser usada água de filtro ou mineral, sempre à temperatura ambiente.


O peixinho japonês do meu sobrinho, eu acho, quer ser beta. Muita gente que até sabe criar peixinhos em aquário já gastou rios de dinheiro com cuidados com seu japonês, um peixe até sensível, que evoca cuidados. Sei de gente que comprou bombinha de aquário, ração, remédios... um dia o peixinho morreu. Triste isso.

Mas esse peixinho japonês do meu sobrinho é resistente. Tem dias de eu chegar a ver a àgua do aquário turva. Sozinho, nadando para cima e para baixo, exercendo o seu domínio sobre os limites impostos pelas paredes de vidro, comporta-se como um peixe beta. Quem já criou beta sabe bem do que estou falando. Você pode esquecer um peixe beta sem comer durante dias. Você pode deixar em água turva. Ele pode cair no chão e você devolvê-lo ao aquário...

Tem gente que vive assim. Em águas turvas, dentro dos limites possíveis querendo viver ora como peixinho japonês, ora como os briguentos betas.

Independente a que águas você esteja mergulhado(a) agora, a tempestade vai passar. Mas se você decidir voar, lembre-se: aquário ou laguinho são apenas lugares em que você desenvolveu seus sonhos. Deixe-se alçar vôo e se adeque a nova realidade.

4 comentários:

  1. Nunca entendi bem porque esta postagem alcança o terceiro lugar das postagens mais vistas nesse blog.

    Ele começa, muito especificamente, definindo as origens das espécies dos peixes comparados. Pula para a descrição de como vivia o peixinho do meu sobrinho e termina com uma mensagem motivacional.

    Parece não se perder no tempo.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, fui pesquisar sobre meu peixe e sai chorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sabe que o engraçado? Outras 3.820 pessoas também buscaram essa postagem que foi feita em 2010.

      Eu a qualifico entre as clássicas. Talvez a mais imbatível ainda seja a do design das olimpíadas de Londres.

      Bom, essa experiência que te tocou lá no fundo poderia ser exposta nos comentários?

      Excluir

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.