Páginas

Translate

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LÍDERES EFETIVOS

A importância de uma liderança efetiva para gerar resultados já começa a ser reconhecida.

O que fazem os líderes efetivos e inspiradores

Em geral quando se pede a alguém que recorde a experiência com um líder que se tenha distinguido dos outros e conseguido tirar o melhor de si, as pessoas referem-se a coisas como essa pessoa inspirava-me, entusiasmava-me, dava-me autonomia, confiava em mim, valorizava-me, desafiava-me, encorajava-me a correr riscos e protegia-me em certas situações, ajudava-me a perceber o propósito da organização e qual era o meu papel e contribuição.

Em contraste, os líderes que não conseguem tirar o melhor das pessoas caracterizam-se por fazerem microgestão, culparem os outros com frequência, ficarem com o crédito do bom trabalho, humilharem os outros, serem hostis e negativos, não ser agradável estar perto dessa pessoa, tratarem as pessoas como se fossem um recurso intermutável e não um indivíduo, serem auto-centrados e limitados. É interessante observar que por vezes alguns líderes que podem parecer simpáticos, abertos, democráticos e que apóiam as pessoas também não obtêm bons resultados. Porque desejam que todos gostem deles acabam por ser vagos e inconsistentes e deixam as pessoas confusas e frustradas o que leva a que a moral e os resultados sejam ameaçados.

O que os líderes efetivos fazem resultam em:

- A liderança e o clima da organização têm um impacto de 20% a 30% no desempenho.

- As razões pelas quais 70% das iniciativas de mudança não têm sucesso estão relacionadas com as pessoas (incapacidade para liderar, equipes pouco efetivas, etc.).

- Empresas com capacidade de liderança acima da média têm resultados financeiros 20% superiores.

- Má liderança é 30% das razões pelas quais as pessoas saem das empresas.

fonte: Ana Relvas, Ph.D., Líderes efetivos que geram resultados, 2013

Outra dica de Leitura fica por conta do livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.