Páginas

Translate

sábado, 8 de junho de 2013

TECNOLOGIA PARA DJ - V

Reactable

O Reactable é um novo instrumento musical eletrônico com um design simples e intuitivo, que permite que músicos façam experiências com o som, mudem sua estrutura, controlem seus parâmetros e sejam criativos de forma direta, refrescante e invisível.

Ele usa uma interface tangível de mesa, que permite que os artistas possam controlar o sistema através da manipulação de objetos tangíveis e com os dedos.

O instrumento é baseado em uma mesa redonda translúcida e luminosa, e colocando esses discos na superfície do Reactable, por transformá-los e conectá-los uns aos outros, os artistas podem combinar diferentes elementos como sintetizadores, efeitos, loops ou elementos de controle, a fim de criar uma composição única e flexível.

Discos de Reactable representam os blocos de construção da música eletrônica, cada um com uma funcionalidade diferente na geração de som ou no processamento de efeitos, de uma forma profundamente inspirada por sintetizadores analógicos modulares, como os desenvolvidos por Bob Moog, no início dos anos 60.

Criação

Dois anos após o início do projeto, Sergi Jordá, Martin Kaltenbrunner, Günter Geiger e Marcos Alonso estrearam a sua criação, em um concerto em 2005, mas o instrumento ficou conhecido por um público mais amplo, quando a equipe lançou três vídeos de demonstração no YouTube no final de 2006.

Origens

O Reactable é inspirado no Sintetizador Moog.

Mas, o pai de todas essas ideias foi o Teremim que é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico.

Seu nome vem da versão ocidental do nome do seu inventor, o russo Léon Theremin, que patenteou seu dispositivo em 1928. O instrumento é controlado através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico e controlam osciladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude (volume), de forma que não seja preciso tocar no instrumento. Os sinais elétricos do teremim são amplificados e enviados para um autofalante.

Aplicações

O Teramim foi utilizado na música Eu da banda mineira Pato Fu

O Reactable foi utilizado na música Declare Independence (Later with Jools Holland) da cantora islandesa Björk

A demonstração ofical está no vídeo abaixo:

Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.