Páginas

Translate

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ATRÁS DA NOTÍCIA

Japão prende ex-presidente da Olympus e outros seis
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 09:36 BRST

Por Mayumi Negishi e Nobuhiro Kubo

TÓQUIO, 16 Fev (Reuters) - Quatro meses depois de estourar um dos maiores escândalos corporativos do Japão, policiais e procuradores prenderam nesta quinta-feira sete homens, entre eles o ex-presidente da Olympus, por causa do envolvimento deles na fraude contábil de 1,7 bilhão de dólares na fabricante de equipamentos médicos e câmeras.

Procuradores de Tóquio prenderam o ex-presidente Tsuyoshi Kikukawa, o ex-vice-presidente Hisashi Mori e o ex-auditor Hideo Yamada.

Também prenderam os dois ex-funcionários do sistema bancário Akio Nakagawa e Nobumasa Yokoo e outros dois suspeitos de ajudar a maquiar grandes perdas em investimentos por meio de operações de fusão e aquisição.

Essa bola já foi cantada aqui no NNN em novembro. Acho que você já estava ciente:
http://naonasnuvens.blogspot.com/.../o-pano-de-guardar-confetes-das.html

Enquanto isso na China...

Internautas chineses tentam salvar empresária condenada à morte
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 10:07 BRST

Por Benjamin Kang Lim e Nick Edwards

PEQUIM, 16 Fev (Reuters) - Milhares de internautas chineses pediram à Suprema Corte do país para poupar uma mulher de 31 anos - que já foi uma das mais ricas da China - da condenação à pena de morte, em um controverso caso de fraude que despertou a simpatia por ela, filha de um camponês que enriqueceu sozinha.

O caso tornou-se um assunto fundamental para os defensores da Internet na China e para os empreendedores privados que ficaram ricos recentemente e veem a sentença como muito dura, num momento em que o governo chinês luta para manter a harmonia social enquanto a desigualdade de renda dispara.

Wu Ying, presidente do Bense Holding Group na província de Zhejiang, foi presa em 2007 e condenada à morte dois anos depois por uma Corte Civil Intermediária de Jinhua. Ela foi acusada de ganhar ilegalmente 770 milhões de iuanes (122 milhões de dólares) de 11 pessoas que por sua vez buscavam dinheiro de outros investidores, entre os anos de 2005 e 2007.

Wu foi condenada por enganar investidores em 380 milhões de iuanes, prometendo lucros exorbitantes sobre o dinheiro que ela havia usado para comprar imóveis que se valorizavam rapidamente e itens de luxo que ela alegava querer vender para obter lucro.

A Suprema Corte de Zhejiang rejeitou a apelação de Wu no mês passado afirmando que ela havia desperdiçado fundos e não os havia utilizado em "atividades operacionais normais".

Wu apelou contra a sua condenação na Suprema Corte Civil. Em uma rara estratégia antes de se chegar a um veredicto, a alta corte disse que a análise do caso dela seria feita de forma "cuidadosa", conduzida "com base em fatos" e "de acordo com a lei". Uma porta-voz da Corte não disse quando o veredicto final será entregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.