Páginas

Translate

quinta-feira, 19 de maio de 2011

EVOLUÇÃO PICTOGRÁFICA

A Evolução Pictográfica das Redes Sociais

No Teto da Capela Sistina há um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512 na Capela Sistina, no Vaticano, como o nome indica.



O detalhe acima já se aplica a proposta de análise da evolução pictográfica das Redes Sociais, pois é a primeira ligação que se tem conhecimento. A de Deus e o homem.

Com o dedo em riste, um senhor barbudo de cartola e terno azul e vermelho ameaçava: “Eu quero você”. A intimação era dirigida aos cidadãos americanos que perambulavam pelas ruas antes da Primeira Guerra e vinha de… cartazes. O sujeito ameaçador que estampava os folhetos era Tio Sam, um homem que não existiu de fato.



A imagem mais conhecida do Tio Sam nasceu, no entanto, em 1917, nas mãos de James Flagg. Foi o cartunista o autor do dedo indicador apontando e dos cabelos brancos, nos quase 4 milhões de cópias espalhadas pelo país – o cartaz era de adaptação de outro com lorde Kitchener, um marechal inglês, como modelo. As peças foram encomendadas pelas Forças Armadas americanas e seriam reeditadas durante a Segunda Guerra. Tio Sam assumia, assim, a imagem oficial da nação americana.

Na década de 1930 o desenho da mão com o dedo apontado ou da flecha tornaram-se recursos tipográficos largamente utilizados.



Mas esses pictogramas ou formas visuais de comunicação que podem expressar funções e operações sem recorrer a letras do alfabeto ou palavras não eram novos e saltaram das páginas para as ruas.

Mas a mão mais famosa hoje é a do Facebook:



É tão famosa que uma agência de publicidade americana resolveu inovar. E que boa ideia!


LikeLight from redpepper on YouTube.


Mas nos posters soviéticos históricos existe um polegar com qual devo concordar: Fofoca ajuda o inimigo!

Um comentário:

  1. hmmm, eu acho que faltou citar a mãozinha do mouse no Windows.

    Falha minha.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.