Páginas

Translate

sábado, 23 de abril de 2011

O NIÓBIO É NOSSO?

O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico), que está situado no mesmo grupo. (Wikipedia)



O nióbio é tão indispensável quanto o petróleo para as economias avançadas. Se o Brasil exercer sua soberania, terá posição no nióbio muito mais forte do que todos os países da OPEP juntos, que não totalizam sequer 50% da produção mundial de petróleo. O consumo global do nióbio tem crescido vertiginosamente: 25,8 mil toneladas em 1997, e cerca de 90 mil toneladas, em 2009, nas estatísticas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que só registram o declarado pelas empresas.Segundo o DNPM, o Brasil só produz e exporta o óxido de nióbio e ligas de ferro-nióbio. (fonte: Instituto Mãos Limpas Brasil)

Bom, a verdade é que o nióbio é um metal raro usado em todas as aplicações de tecnologia de ponta da indústria moderna, e do qual o Brasil detém 98% das reservas. Se abraçarmos a causa da melhor exploração e gerenciamento das exportações do Nióbio para o mundo, que benefícios teríamos? Você consegue imaginar?

Basta pensar que desde a fuselagem do avião, dos foguetes espaciais, dos satélites, etc, tudo é feito com nióbio pois suporta bem ao calor.

É sabido que sua produção não é verde. Ou seja, é muito poluente, mas imprescindível para a economia. Por isso a necessidade de um melhor controle e gerenciamento eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.