Páginas

Translate

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VOLTEI RECIFE

ENSAIO Nº 1

Segundo a Guide Larousse - France: "Terroir (terroar) é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê."

Me atrevo a dizer que o frevo é como o vinho, tem terroir. E tem mais, tem pedigree.

Concebido no micro-clima do solo da cidade mais multicultural do nordeste, e, do Brasil, no Recife no fim do século XIX, o frevo é uma dança, uma música, um ritmo e uma paixão.

Há muita gente que não gosta do frevo. Não pelo ritmo, não pela poesia, muito menos pelo estado de espírito que se instala na pessoa quando ouve um frevo rasgado, suado e a todo vapor...

Talvez o vigor do frevo, ou a identidade do povo que o aclama como sua ária, sua valsa, sua marcha, ou talvez suas lutas, suas dores, suas conquistas, seus desamores. Vai saber!

Mas tudo isso é cantado em versos no frevo. Me pergunto como se consegue transformar tanta dor em alegria? Tanta desilusão em paixão? Não sei. Sei que o Poeta de todas as paixões é Capiba. E a ele já dediquei um outro post.



Galo da Madrugada 2011

O Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, homenageia em 2011 os pernambucanos que estão distantes, mas não esquecem o Carnaval de Pernambuco, com o tema "Voltei, Recife!".

Vários compositores serão homenageados no desfile, como: Antônio Maria, Luiz Bandeira, Nelson Ferreira, Matias da Rocha, João Santiago, Capiba, Jota Michiles, Getúlio Cavalcanti, Duda, Zé Menezes, Edgar Moraes e Alírio Moraes.

Haverá uma mudança no percurso para o desfile do Carnaval 2011, saindo da, tradicional, Rua da Concórdia para a Av. Dantas Barreto, mais larga. Já a Concórdia será palco este ano de um carnaval que traz de volta as origens do Clube: o "Galo 1978".

Os desfiles na Rua da Concórdia serão realizados no sábado de Zé Pereira (05), das 9h às 17h – simultâneo ao percurso oficial na Avenida Dantas Barreto.

Corra, arrume sua fantasia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.