Páginas

Translate

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

KPC - RECIFE

Em informe da Secretaria Estadual de Saúde, as informações sobre a KPC em Pernambuco sugerem cuidados mínimos de higienização após atos simples como o de apertar as mãos. Portanto, não se deve deixar de visitar familiares, parentes e amigos que estejam internados, e autorizados a tal.

“Primeiro é preciso tranquilizar a população para que não exista medo de visitar amigos e parentes, porque basta higienizar as mãos, ao entrar e ao sair da unidade, para evitar a disseminação dessa bactéria”, orienta a coordenadora Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, Marilane Barros. Os hospitais possibilitam que os visitantes possam limpar as mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel.

INCIDÊNCIA - A maior parte desses pacientes é proveniente da rede privada. “A incidência também é maior entre aqueles que tratam doenças crônicas: cerebrovasculares (19%), respiratórias (17%) e das vias urinárias (13%). Elas deixam as pessoas debilitadas e internadas por um maior tempo no hospital, utilizando sondas ou cateteres”, explica a diretora geral de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Roselene Hans. A faixa etária acima dos 40 anos é a de maior prevalência, representando quase 60% dos casos; geralmente pacientes de clinica medica (43%) e UTI (35%), e mais de 50% desses são do sexo masculino.

Dados dos casos de KPC em PE

- 61 casos notificados, sendo 9 confirmados
- 12 pacientes faleceram e 14 tiveram alta; 35 continuam internados
- 44 casos em hospitais privados e 17 em unidades públicas;


A higienização despende um gasto excessivo onde muita gente transita. E o lucro, exige corte nos gastos. Saúde é uma indústria como outra qualquer. Só que não dá para fazer Recall, meu amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.