Páginas

Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PÁ, PEI, BUF!

Vez por outra alguém sai com essa. É uma onomatopeia, não é? O caminhante, leitor desse blog, lembra bem que a onomatopeia é o processo de formação de uma palavra cujo som imita aproximadamente o som do que significa? E o que significa: Pá, Pei, Buf?

Vamos remontar as causas e só depois comentar os efeitos. Você está aguardando numa sala de espera do dentista, o qual você foi por indicação de um amigo e lá conhece um cliente da clínica o qual diz: com o Doutor Epaminondas é pá, pei, buf! Muito bom! E você: ahn?!

Chegando em casa alguém conta como foi o assalto na rua: "Só sei que a polícia chegou e pá, pei, buf! Foi aquela calmaria quando levaram o ladrão". - Ahn?!

Contando ao amigo como a namorada acabou o namoro: "Cheguei lá e pá, pei, buf! E pronto."

Remontando a onomotopeia para comprender o que foi dito...

Entendo que o 'Pá' significa o primeiro tiro. Porque é um tiro que pega a gente de supresa. Pá! Aberto. Quem chega surpreendendo geralmente chega espalhafatoso. Pá! Som aberto. Susto. Pode ter sido acidental, ineficiente. Tiros ineficientes não alcançam o alvo. Pá!

O Tiro e A Queda!

Ainda dentro desse raciocínio o 'Pei' resulta em uma resposta mais efetiva, concisa. Porque se percebe que houve tempo para avaliar a situação e revidar. Pei! Fechado. Como os olhos de um lince focando o alvo. Seco. Som fechado. Frieza. Houve um motivo, eficiente. Tiros eficientes alcançam o alvo. Pei!

Buf! É o som do que tomba. É a onomatopeia do que caiu e tocou o chão. É o efeito de uma onda mecânica resultante da ação iniciada pela resposta direta da defesa. É probabilidade.

Chegar ao dentista é estar aberto a solução. A ação da polícia é intimidadora. A chegada do namorado é precipitada. Onomatopeia é por princípio a representação da linguagem universal. E como tal representação ela busca simplificar toda uma comunicação.

Resumindo: Tô sem assunto hoje.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BOTTONS

Já tem um tempo que me pergunto onde andam os bottons?

Senti falta de uma época em que usávamos bottons como acessórios. Para manifestar uma opção política, para criticar, para fazer rir. Ganhar botton de brinde, nunca mais... Hoje em dia só encontro pessoas gordas sugerindo como faço para perder peso se perguntar a elas. Ah! Que legal!

Não que o botton tenha saído de moda. Não é isso. Ele só não está em evidencia. Mas em recente turnê a cantora Hayley Williams, vocalista da banda Paramore usou um recurso muito inteligente para evidenciá-los.



E se a moda pega por aqui, o que não deve ser difícil, muito em breve vai ser mais fácil de se ver pelas ruas botomaníacos expondo suas coleções criativas.

Eu revi a História dos Bottons.

Mas achei muito criativo esses Monstrengos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

AUDIÇÃO ESPECIAL - BEATLES

Em Agosto quando eu idealizava publicar aqui as audições, só iniciada em setembro com Cartola, a revista Rolling Stone americana lançava uma edição especial para colecionadores com as 100 melhores músicas dos Beatles, para coincidir com os 40 anos de "Let it Be", que foi o 12º álbum oficial de estúdio da banda lançado em 1970.

Não poderia deixar de trazer um grande presente para os nossos ouvidos, a saber, uma Audição Especial - Beatles 'N' Choro. Isso mesmo!

Me desculpem todos os que amam Beatles, e, eventualmente, não gostam do nosso Chorinho, mas quero aproveitar para convidá-los a conhecer o excepcional projeto idealizado por Renato Russo que dá sequência à releitura da música dos Beatles pelos maiores solistas de choro do Brasil. Rildo Hora (gaita), Hamilton de Holanda (bandolim), Carlos Malta (sax e flauta) e Marcello Gonçalves (violão 7 cordas), liderados por Henrique Cazes (cavaquinho e arranjos), que nos mostram a surpreendente brasilidade que há por trás dos grandes sucessos como, "I want to hold your hand".



Abaixo segue a lista com as 10 primeiras posições do ranking com as 100 melhores músicas dos Beatles, organizada pela "Rolling Stone":

1. "A day in the life"
2. "I want to hold your hand"
3. "Strawberry fields forever"
4. "Yesterday"
5. "In my life"
6. "Something"
7. "Hey Jude"
8. "Let it be"
9. "Come together"
10. "While my guitar gently weeps"

Se comentarem aí, eu conto onde baixar mais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VOTE NO CHÁ!

Eu já disse aqui que Segunda-feira é dia de Chá de quebra-pedra. E essa segunda mais do que nunca se faz necessário. Teremos uma semana de muitas decisões. Vai esquentar as discussões políticas. Afinal, no domingo tem votação.

Eu não discuto convicções.

E quando são convicções partidárias aí é que o bicho pega. Todo mundo na modinha de votar nesse ou naquele, não por causa das propostas, da conjuntura política ou pelas mudanças que realmente queremos ver aplicadas, e sim por ser 'cult'. Ou pior, porque defende interesses escusos, geralmente envolvendo facilidades financeiras, mais cedo ou mais tarde.

Bom, a princípio de conversa não gosto de entrar no assunto política com quem não leu A Revolução dos Bichos, de George Owell. Um livro que pra mim, já deveria substituir o Pequeno Príncipe, logo na infância. Porque, geralmente, se dá o Pequeno Príncipe na infância, mas a criança só vai entender quando estiver adulta, não é mesmo? Acho que esses grupos de voluntários espalhados pelo Brasil, que fazem leituras em grupo para crianças, deveriam ler para elas o George Owell, isso sim é uma Revolução Educacional.

Você já deve estar cheio dessas conversas nas mesas de bares, nas esquinas, nos lares... Votar ou não votar? Em quem votar? Por que? Se voto mudasse alguma coisa de verdade, será que já não teriam proibido o povo de votar? E se muda, por que é que nada muda nesse país? Alternância ou continuidade de poder? Qual a revolução importante para o próximo governo: educacional, ambiental ou fiscal?

Pior é que em meio a essas discussões que se parecem muito sérias sempre sai algo como: Não voto na Marina porque tem cara de pobre; não voto no Serra porque ele parece o Sr. Burns, dos Simpsons; Não voto na Dilma, porque ela é baixinha, dentuça e veste vermelho; ou "Eu tenho a ligeira impressão que tiraram as barbas do Inri Cristo e o filiaram ao PSOL. É o Plínio Arruda!"; Se é para votar pelo aumento de salário, então voto no PSTU que vai aumentar para R$ 2.500,00.

Aí é que morga mesmo. Voto ainda é secreto? Nem sei. Sei que não é segredo nenhum que ainda temos muito desafios pela frente... Então, vote no chá!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS - DOMINGO

Em que pese a tradição, sem Pitombeira dos Quatro Cantos não há carnaval.



E se você já foi ao Horto de Dois Irmãos, no domingo passado. Nesse próximo, não há nada mais original que ver a saída da Pitombeira, em Olinda. Ou até o carnaval chegar. Bom, minha dica é aproveitar agora enquanto as férias não começam. Por enquanto tem pouca gente, para o que é a prévia do carnaval de Olinda.

Pìtombeira é uma troça mista fundada em 1947, e uma das mais famosas agremiações do carnaval de Olinda.

Pitomba, para quem não conhece é uma fruta que dá em cachos em uma árvore frutífera do Nordeste (pitombeira). Foi a inspiração para um grupo de rapazes da rua do Amparo e dos Quatro Cantos, ao saírem em desfile com os galhos dessa árvore em mãos.

Três anos após sua fundação, surge o hino da "Pitombeira", e logo após mais três anos surge seu primeiro estandarte.

Hino da Pitombeira

Alex Caldas, Olinda, 1950

Nós somos da Pitombeira,
Não brincamos muito mal,
Se a turma não saísse,
Não havia Carnaval.

A Turma da Pitombeira
Tem seis dedos em cada mão,
E o “P” que tem na testa
Faz parte da confusão.

Pitombeira só tem dez letras
E uma significação.
Pitomba é fruta besta,
Se compra com qualquer tostão.

A Turma da Pitombeira
Na cachaça é a maior
E o doce é sem igual
Como ponche é o ideal,
Se a Turma não saísse,
Não havia Carnaval.

Bate-bate com doce, eu também quero,
Eu também quero, eu também quero.

Mas se é cana com doce, eu também quero,
Eu também quero, eu também quero


Vale acrescentar que o tal Bate-bate é uma bebida feita com cachaça, açúcar e limão, ou maracujá, abacaxi ou outra fruta qualquer que é muito consumida nos carnavais do Nordeste. No Sul, esta bebida tem o nome de batida, feita, quase sempre, com limão. Difere da caipirinha apenas no preparo, pois uma é batida no liquidificador enquanto outra é socada com o pilão (a caipirinha).

Os ensaios começam por volta das 14h. O desfile da orquestra pelas ladeiras olindenses será às 17h, com saída da sede da agremiação, localizada na Rua 27 de Janeiro, no Carmo, em Olinda. Segue pela Prudente de Morais, nos 4 Cantos de Olinda sobe para o Mercado da Ribeira, passa na frente da Prefeitura e volta a sede, na 27 de Janeiro.

É o mesmo percurso da Seresta de Olinda.

Chega antes com a criançada, sombrinha para "frevar', câmera para registrar tudo. E alegria! Boa diversão, meu amigo!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

REC > FOR > REC

Pouco, ou quase nada, eu conhecida do Ceará.

Já havia morado em João Pessoa, quando meu irmão nasceu. Viajei com meu pai para Maceió, quando Collor ainda era candidato, pela primeira vez, a Governador. Conheci Natal no carnaval de 2002. À trabalho fui à Aracaju e Salvador. São Luiz do Maranhão ainda é um território a ser desbravado, mas quando estive em Teresina, pude pisar em Timon, que é no Maranhão. Recife, ah! o Recife é minha casa. Foi aqui que "Eu vi o mundo, e ele começava no Recife".

Mas Fortaleza... Fortaleza modificou a minha vida. A receptividade daquela "cidade de passagem" me fez refletir sobre a generosidade, sobre a qualidade de vida, e sobre a importância do turismo na economia do país. É uma aptidão natural daquela gente.

Nada disso me comove.

Não foram os encantos da Iracema, não foi uma Ponte de Ferro que é de madeira, não foram sequer os milagres do Padim Pade Ciço, nem tão pouco uma Canoa Quebrada no meio do meu Caminho... Mas sim um par de olhos verdes, que se destacam do chão por exatos 1,80m, e que quando está calma, sequestra minha alma. Pois desde então vagueio em em meus sonhos com rumo e direção, na ponte área REC > FOR > REC.

Pouco ou quase nada eu conhecia do Ceará...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AUDIÇÃO Nº 3 - LUPICÍNIO RODRIGUES

A Audição de hoje é inspirada no filme Bicho de Sete Cabeças. Um filme nacional, do gênero drama, lançado em 2000 e com 1:20 de duração. Excelentes interpretações de atores como: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Luís Miranda, Valéria Alencar e outros. Com música de André Abujamra, esse filme tem uma trilha sonora muito boa, inclusive com algumas músicas do Arnaldo Antunes. Mas não está na trilha a Audição de hoje e sim inspirada na carta que o personagem Neto (Rodrigo Santoro) escreveu ao seu pai (Othon Bastos): "Pai, as coisas ficam muito boas quando a gente esquece. Mas eu não esqueci o que você fez comigo. Eu não esqueci a sua covardia. Agora você vai me ouvir. Tô te mostrando a porta da rua para você sair sem eu te bater! (...) Aqui é meu lugar. Você conseguiu me fazer menor a você. Seu mundo aí fora é grande demais para mim."

Lupicínio Rodrigues

Lupicínio Rodrigues, cantor e compositor, nasceu na Ilhota, vila pobre do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, RS, no dia 16/9/1914 e faleceu, por insuficiência cardíaca, na mesma cidade no dia 27/8/1974. Nunca foi um bom aluno. Desde criança não prestava atenção nas aulas, só pensava em cantar, batucar e paquerar as meninas. Precoce, aos 12 anos já fugia de casa para participar das rodas de música de seu bairro, e aos 14, em 1928, compôs sua primeira música, a marchinha Carnaval, que nunca foi gravada. Durante sua infância, o que mais gostava de fazer era jogar futebol, paixão essa que o levou, anos depois, em 1959, a compor o hino oficial de seu time predileto, o Grêmio, de Porto Alegre. Seu primeiro grande sucesso veio em 1938: Se acaso você chegasse.Junto com o sucesso veio sua primeira desilusão amorosa, o que lhe inspirou a compor vários sucessos. Inah, seu grande amor, não suportou sua vida de boêmio e, decidida, no começo de 1939rompeu o noivado.

Um dos poucos casos de projeção nacional fora do eixo Rio-São Paulo, Lupicínio teve inicialmente dificuldades para gravar suas músicas, em parte devido ao isolamento em Porto Alegre. A solução encontrada foi dar co-autoria a alguém encarregado da divulgação, Felisberto Martins, diretor da Odeon.

Na última grande entrevista que deu à imprensa, para o Pasquim, em 1973, perguntado sobre o que estava achando do panorama musical brasileiro, se não se sentia meio deslocado, respondeu com uma ponta de amargura (ainda não havia sido redescoberto) e outra de orgulho: 'Eu não tenho nada com o ambiente musical brasileiro. Eu não sou músico, não sou compositor, não sou cantor. Não sou nada. Eu sou um boêmio'.

Foi o inventor do termo Dor de Cotovelo, compôs cerca de 600 músicas, com aproximadamente 150 gravadas. Foi muito influenciado em seu modo de cantar por Mário Reis, e seus biógrafos acreditam que ele foi um dos precursores da bossa-nova.

O termo dor de cotovelo, ao contrário do que se propagou como inveja - se refere à prática, comum nos bares, do homem ou mulher que se senta no balcão, crava os cotovelos no mesmo, pede um Whisky duplo, faz bolinhas com o fundo do copo e chora o amor que perdeu.

Outras versões (incluídas em Maio/2021):

Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra

Adriana Calcanhoto
>

terça-feira, 21 de setembro de 2010

AQUELES OLHOS VERDES

(...)

Aquellos ojos verdes
Serenos como un lago
En cuyas quietas aguas
Un día me miré
No saben las tristezas
Que en mi alma han dejado
Aquellos ojos verdes
Que yo nunca besaré

in: Aqueles olhos verdes
Milton Nascimento
Composição: Nilo Menendez, Adolfo Utrera, João De Barro

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VAI DE CHÁ

Segunda-feira é dia de Chá de Quebra-Pedra.

Vai ter muita pedra no caminho? Tome o chá!
Abusou dos pecados da gula? Tome o chá!
Tá de ressaca ainda? Tome o chá!
Teu chefe já começou a pegar no teu pé? Tome o chá!
Namorada começou a encher o saco? Tome o chá!
O namorado tá dando aqueles dribles? Chá prá dentro!
Vai arriscar na Mega Sena acumulada? Tome o chá!



Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expelí-los.

Mas por que Chá de Quebra-Pedras hoje?

Bom, a medicina popular brasileira utiliza amplamente esta planta, não só no tratamento de problemas relacionados ao aparelho urinário, mas também como auxiliar no combate a problemas estomacais.

E é bom cuidar do estômago, para encarar certas notícias que estão por vir.

domingo, 19 de setembro de 2010

TECNOLOGIAS PARA A COPA 2014 - II

Anunciado pelos cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) (13-09-10), na Suíça, um microprojetor tão pequeno que pode ser instalado em celulares.



Com uma projeção da cabeça de 1 cm3 e um tamanho total menor que um cartão de crédito, este novo microprojetor projeta uma imagem equivalente a uma tela de 15 polegadas. Pode ser integrado em um notebook ou telefone celular, ou até mesmo um leitor MP3, mantendo sua imagem de alta qualidade. Este novo dispositivo permitirá a projecção de documentos e vídeos em uma parede, da mesma forma como os atuais projetores fixos. O tamanho da imagem pode ser ajustado através da simples modificação da distância entre o projetor e a superfície de projeção, a imagem resultante permanece uniformemente clara.



A projeção pode ser feita diretamente sobre a parede ou qualquer outra superfície, facilitando seu uso em ambientes comerciais e para entretenimento. O tamanho da imagem pode ser ajustado alterando a distância entre o projetor e a superfície de projeção. Outra grande vantagem do microprojetor é que ele consome pouca energia, necessitando em média 30% menos energia do que a tecnologia baseada em LEDs atualmente disponível no mercado.


A expectativa é que o aparelho esteja disponível em 2011 para aplicações industriais, e no ano seguinte para eletrônicos de consumo.

Quem sabe chega aqui na Copa de 2014, hein?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DOMINGO NO ZOO

Sempre afirmei que não há infância completa sem uma visita ao Horto de Dois Irmãos.

Tá sem uma programação pro Domingo? Pega os meninos, bota na cadeirinha, bota no carro, deixa tudo ajustadinho como deve ser e vai. Sai desse marasmo de playground, futebol com os amigos, levar os meninos pro bar pra falar de futebol. Quebra essa rotina. Os meninos estão ouvindo na escola sobre ecologia, sustentaibilidade...

É, muita coisa mudou por lá. E merece uma visita.

O Horto Florestal de Dois Irmãos foi fundado em 1916, nas terras do Engenho Dois Irmãos, pertencente a Antônio e Tomás Lins Caldas. O engenho que deu origem ao horto foi um dos primeiros fundados no Brasil, no ano de 1577. O, hoje, Parque de Dois Irmãos está aberto de terça a domingo, das 8h às 16h, e é um Centro de Lazer e Educação Ambiental.

Eu particularmente vou umas duas vezes ao ano. Gosto tanto que até abri uma Comunidade no Orkut. Porque acho fundamental a participação. Mas você pode organizar com a criançada um concurso de fotografias e pesquisas. Seria legal.

Mas o que mais gosto é de visitar uma ave: a Harpia.

A harpia (Harpia harpyja) é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2 metros e peso de até 10 quilogramas, encontrada facilmente nas florestas do Brasil, México, América Central, Argentina e Colômbia.

As harpias são predadores tremendamente eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso. É uma águia adaptada ao vôo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados.

A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um cocar que tem na parte de trás da cabeça, que levanta quando está irritada e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

O ninho é feito sobre árvores de 50 metros, forrado com pêlos de macaco para aquecer os filhotes, que podem variar de 1 a 2 ovos, após uma gestação de 56 dias. È difícil sua reprodução em cativeiro, mas podem viver até mais de 25 anos.

Serviços:

Parque Dois Irmãos
Endereço: Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
CEP: 52.171.011
Fone: (81) 3183.5539 (8 às 12h - 13 às 17h)
Fax: (81) 3441.7696
email: parque@parquedoisirmaos.pe.gov.br

Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 16h.

Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 por pessoa - gratuito para
visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e
portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.

Escolas Públicas Municipais e Estaduais (mediante ofício): R$1,00 por estudante, apenas de terça a sábado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

COULDJA HELP YOU?

Mais do que preparar prestadores de serviços a falar um segundo idioma, o Brasil precisa se preparar para atender outras expectativas. Temos sim diversos pólos tecnológicos capacitados a promover uma Revolução Digital Já, mas o que isso implica?

Segue abaixo, alguns dos pontos-críticos a serem considerados, para os preparativos da Copa de 2014, foram elaborados pelo Projeto 2014:

1. Entrada de mais de um milhão de Cartões de Crédito Internacionais emitidos por Bancos e Entidades Financeiras desconhecidas.
2. Rede Hoteleira oferecendo conexão de Internet e se transformando em escritórios virtuais com pouca ou nenhuma segurança da Informação, passando a ser inclusive utilizada pelo crime organizado.
3. Confronte e conflito de Novas Tecnologias, chegadas com estrangeiros visitantes.
4. Aumento significativo das transações eletrônicas via Cartão de Crédito, principalmente através da Internet.
5. Aumento da clonagem de cartões de crédito e do crime cibernético (fraude na Web).
6. Comércio eletrônico expandindo-se sem segurança digital e desconhecimento do Direito Digital.
7. As Cidades e as Empresas fazendo uso de tecnologias digitais sem conhecimento e domínio da Legislação e do Direito Digital, expondo os Cidadãos e os Clientes a crimes de extorção, quebra de privacidade, fraudes, dentre outros.
8. As Cidades e a Comunidade Empresarial (Comércio, Varejo, Rede Hoteleira, Serviço, dentre outros) desconhecem a demanda necessária de infra-estrutura de telecomunicação necessária/Internet.
9. Falta de infra-estrutura pública de acesso a Internet em locais públicos (Aeroportos, rodoviária, Fóruns, dentre outras áreas).
10. Inclusão digital sem precedentes nos próximos anos, sem controle de informação e educação básica.
11. Vilas de Mídia que exigirão uma demanda enorme de conexão.
12. Portos recebendo navios-cruzeiros que se transformarão em hotéis estacionários nos portos brasileiros, exigindo e transformando estes locais em mini-cidades e exigirão infra-estrutura básica e tecnológica.

Pensa pequeno quem acredita que um evento que mobiliza algo em torno de 800 mil turistas em 1 mês só vai beneficiar as cidades-sedes. Autoridades locais, pequenos e grandes empresários, profissionais de tecnologia, telecomunicações, logística, terão de encarar o inusitado diante dessa explosão de euforia e dinheiro. Quanto mais informações focadas em análises de Copas do Mundo anteriores, mais retorno se obterá. É a tal da ORDEM e PROGRESSO, que consta na bandeira de nossa pátria de chuteiras.

Se vamos rumo ao Hexa, não sei. Sei que a COPA vem em 4 anos.

PROJETO 2014 - SEMINÁRIO COPA 2014 - RECIFE

Falamos em outro momento sobre as TECNOLOGIAS PARA A COPA 2014 mais como sugestão e fomentação do que um planejamento estratégico. Óbvio. Até porque isso está sendo concretizado dentro de um Seminário que está percorrendo as 12 cidades-sedes.

A agenda para Pernambuco está elaboarada assim:

Projeto 2014 - Seminário Copa 2014 - Recife

Hora Palestras (Temas & Assuntos)
08h30 Boas Vindas & Abertura do Projeto em Pernambuco
09h00 Solenidade de Abertura do Seminário Copa 2014

09h30 Participação Especial de Autoridades de Pernambuco e de Recife

10h00 Uma Nova Sociedade na Era da Informação e do Conhecimento, em tempos de Copa do Mundo
Jack London - Consultor Internacional e Especialista em Negócios e Economia Digital

11h00 Organização de Copa do Mundo - Case de Sucesso & Experiências da Alemanha 2006
Airton Passarelli – Administrador de Empresas, Especialista em Administração e Outsourcing e Executivo da T-SYSTEMS


11h30 Estrutura e Infra-EstruturaTecnológica de Mega-Eventos
Hélio Ferraz - Engenheiro Especialista, Consultor Internacional, Acadêmico e Diretor-Geral da Plantech Engenharia

12h00 Cidades Inteligentes e Digitais em tempos de Copa do Mundo
Geilson Costa - Executivo e Especialista em Alta Tecnologia da IBM BRASIL

12h30 Governança Automatizada para Copa do Mundo - Uma visão da Copa de 2014
Fernando Nery - Especialista em Gestão e Inteligência de Mega-Projetos - Diretor-Presidente da Modulo Security

13h00 Pausa para Almoço

14h30 Gestão Inteligente e Sistemas de Segurança de Copa do Mundo
Marcos Menezes – Especialista em Projetos de Segurança, Executivo da Divisão de Segurança de Sistemas da Bosch Brasil


15h00 Comércio Eletrônico & Meios de Pagamento e Vendas com Segurança
Alexandre Sapucaia - Especialista e Executivo da REDECARD

15h30 Oportunidades & Ameaças da Era Digital - Como proteger seu negócio de falsificações e pirataria em tempos de Copa do Mundo
Paulo Roberto J.Silva - Especialista e Executivo da R.R.DonnelleyBrasil

16h00 Intervalo para Café

16h30 Tecnologias & Soluções de Infra-Estrutura
Jorge A Rocha - Engenheiro Eletrônico com Pós-Graduação em Marketing e Executivo da Samsung

17h00 A Copa do Mundo que ninguém vê
Laudson Diniz - Especialista em Telecom e Broadingcast Casablanca ONLINE

17h30 A insegurança na Era Digital e os desafios de um Mundo em Transformações
Dr. Hélvio Peixoto Perito do Departamento de Polícia Federal e Especialista em Alta Tecnologia

18h00 Encerramento


O Evento está acontecendo no Mar Hotel - Boa Viagem - Recife
Entrada franca, mas com inscrição.

R. Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem
Recife - PE, 55590-000
55 (0xx)81 3302-4444

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AUDIÇÃO Nº 2 - CAPIBA

O Poeta de Todas as Paixões

Falar de Capiba é falar de todas as paixões. Compositor, filho de músicos, nasceu na cidade de Surubim (PE) como Lourenço da Fonseca Barbosa, no dia 28 de outubro de 1904. Mudou-se para a Paraíba na infância. E ainda na infância aprendeu música com seu pai, assim como os outros 12 irmãos. Logo recebeu de seu avô o apelido de "Capiba", por analogia a um jumento.

Aos oito anos de idade já tocava trompa. Aos 16 anos já era pianista no cinema de Campina Grande. Sonhava ser jogador de futebol e compor. A família lhe exigia estudos, e uma formação. Mas em setembro de 1930 mudou-se para o Recife em para trabalhar no Banco do Brasil S/A. Montou a Jazz Band Acadêmica. Fez sucesso nos salões. Em 1931 tentou fazer Direito e não passou no vestibular, só conseguindo êxito no ano seguinte.



Tinha preferência por valsas, canções e serestas. Canções estas compostas em parcerias como: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Aríano Suassuna, Carlos Penna Filho, João Cabral de Mello Neto, Alfonsus Guimarães, Ascenço Ferreira, Jorge de Lima, Geraldo Brasil, Jayme Griz, Langston Hughes e muitos outros.

Como dizia: "Sempre compus todo gênero de música. Gosto também, e muito, do frevo porque me dá uma constante sobrevivência artística, como compositor. Apresento-me nos carnavais pernambucanos desde 1934, para manter uma fogueira que vem acesa desde os idos da década de 20, ou melhor, para não deixar cair a peteca. Mas, meu fraco mesmo são as canções, valsas e serestas".

Alguma de suas composições foram:

Meu Destino (1925)
Valsa Verde (1931)
É de Tororó (1932)
É de Amargar (1934)
Quem Vai Pro Farol é o Bonde de Olinda (1937)
Guerreiro de Cambinda (1938)
Gosto de te Ver Cantando (1940)
Linda Flor da Madrugada (1941)
Quem Dera (1942)
Maria Betânia (1944)
Não Agüento Mais (1945)
Que Bom Vai Ser (1945)
E… Nada Mais (1947)
É Luanda (1949)
Olinda Cidade Eterna (1950)
Madeira que Cupim Não Rói (1963)
Frevo e Ciranda (frevo, 1974)
Rei de Aruanda (maracatu, 1974)
Juventude Dourada (frevo, 1975)
Desesperada Solidão (canção, 1983)


Nossa audição hoje será de uma de suas músicas mais conhecidas nacionalmente e interpretada por Nelson Gonçalves:




Em 31 de dezembro de 1997 no Recife, o músico e compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, aos 93 anos, foi vítima de uma septicemia (processo infeccioso generalizado). A septicemia ocasionou a falência múltipla dos órgãos do compositor.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TECNOLOGIAS PARA A COPA 2014

Foco em empreendedorismo, design, energia limpa e sustentabilidade, devem ser a regra clara de todo o Projeto 2014-Bis, nome em homenagem à Santos Dumont, e que fará investimentos da ordem de R$ 10 milhões para cada cidade-sede da Copa, totalizando R$ 120 milhões, segundo a palestra proferida hoje (13/09/2010) na Academia Brasileira de Filosofia por Eduardo Moreira da Costa, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que esteve representando o Ministério da Ciência & Tecnologia.

Também foram apresentados alguns projetos brasileiros que podem ser postos em prática durante o evento esportivo no Brasil. Entre eles estava uma transmissão de alta qualidade em 3D, chamada de 4K3D e um sistema de buscas na internet em tempo real.

Filmagem em 4K3D já é uma realidade. A tecnologia 4K3D – super alta definição, com qualidade oito vezes superior à do formato HDTV, em terceira dimensão. Ou seja, uma transmissão em Full HD, tecnologia de ponta da atualidade, é feita com 2 milhões de pixels por quadro. Com a nova tecnologia, a definição é de 8 milhões de pixels por quadro.

Com a supervisão de Keith Collea, produtor de filmes hollywoodianos, como Homem de Ferro 2, foi filmado o jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2010, entre Grêmio x Internacional. O clássico do futebol brasileiro, popularmente conhecido como “Gre-Nal” serviu de experimentação para a primeira filmagem esportivade 4K3D no mundo.

Infraestrutura, transporte, hotelaria e aeroportos já estão na pauta tradicional de investimentos do Governo, mas o que oferecer como experiências únicas para um número estimado entre 600 e 800 mil turistas?

Mas o que isso tudo implica para o consumidor final? Que somos nós, meros expectadores de futebol, apaixonados pela arte da pelota, que muitas vezes o praticamos em um chão batido de várzea, e que provavelmente não estaremos em campo?!

Eu imagino que com toda essa capacidade de transmissão para cinco continentes, em alta velocidade, integrando dados a TV, alguém possa desenvolver (#ficaadica) um sistema onde pelo controle remoto o usuário final possa selecionar, em sua TV o perfil, de cada atleta a sua escolha no momento em que a rede de transmissão oficial apresenta a escalação de sua seleção: títulos, números de gols, por qual time atua, e tantos outros dados possíveis.

A Tecnologia 4G já será uma realidade na Telefonia. O mercado de celulares vai aquecer significativamente, apostando nos celulares 3D, e sem necessidade de óculos, como o SCH-W960 da Samsung . Um número maior de operadoras nos serviços móveis de Rede Sociais, como Blogger, Facebook e Twitter.



Corre! Ainda dá tempo....

domingo, 12 de setembro de 2010

É, FANTÁSTICO!

Há muito tempo que acredito que o Fantástico - Revista Eletrônica da Rede Globo de Televisão, exibido aos Domingos, desde 5 de agosto de 1973, anda mal das pernas. Essa semana não me surpreendeu que a, questionável, Folha.com tenha dado a seguinte notícia:



Mas então o que há com a tal pauta do Fantástico, o show da vida? Não há vida? Mas, veja bem você que passa nesse Caminho, quando há baixos índices de audiência nos programas da Globo, nós bem sabemos que ela enche de bichinhos a programação, concorda? Vê lá o que acontece nas sextas-feiras? São séries inéditas de bichinhos no Globo Repórter. Querem fazer isso no Fantástico também.

E vem uma série de atropelos: Renata Ceribelli com suas sacadas fantásticas de discutir assuntos relativos a família, ao vivo. Fiuk, e seu Jogo da Verdade. Patrícia Poeta, linda demais ao lado de um apresentador que continua mais VJ que nunca. Há muito tempo que o Zeca Camargo não se identifica mais com o público jovem, oriundo da MTV.

Sempre me questionei por que os filmes do Domingo Maior são filmes violentos. Já obtive respostas como: o público masculino se indentifica mais. Como assim? Depois do Fantástico tem um programa esportivo, sobre futebol e depois um filme na linha do Desejo de Matar (Charles Bronson), e você acha que o público masculino vai ficar vendo o Fantástico, todo rosadinho?

Tem bunda noutro canal. Tem filme noutro canal. Tem um monte de opções em outras canais. Depois o público muda pra ver resenha de futebol e filme violento. Pronto. Zappear resolve!

Pra resumir o show da vida deveria começar no primeiro programa do domingo e terminar no último. Uma boa supervisão, uma equipe robusta, e tome show!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RÊ-CI-FÊ

Andei por muitos sertões. Por muitos telhados. Mas em nenhum lugar tive a sensação de estar em casa, como onde eu comecei a ver esse mundo. Tudo está representado nessa foto: poder, justiça, cultura, educação, trabalho, céu, mar, rios, pontes e overdrives. Quem conhece o Recife, sabe identificar cada prédio, cada rua, cada esquina mostrada nessa foto.




Viva o Recife
Composição: Zezinho Franco / Sérgio Andrade

O Recife acordou, deu bom dia
E encontrou todo povo
Nas ruas, nas pontes, nas praças
Se amando, se encontrando com alegria

Num eterno gingado
Frevo, ciranda e baião
Batida de côco, de maracujá e limão
Vem, vem, vem fazer parte desse cordão
Recife tem um lugar pra você dentro do coração
Vem, vem, vem fazer parte desse cordão
Recife tem um lugar pra você dentro do coração



Frevo nº 2 do Recife
Antonio Maria

Ai que saudade tenho do meu Recife
Da minha gente que ficou por lá
Quando eu pensava, chorava, falava
Contava vantagem, marcava viagem
Mas não resolvia se ia
Vou-me embora
Vou-me embora
Vou-me embora
Pra lá
Mas tem que ser depressa
Tem que ser pra já
Eu quero sem demora
O que ficou por lá
Vou ver a Rua Nova,
Imperatriz, Imperador
Vou ver, se possível
Meu amor.



Último Regresso
Almir Rouche
Composição: Getúlio Cavalcanti

Falam tanto que meu bloco está,
dando adeus pra nunca mais sair.
E depois que ele desfilar,
do seu povo vai se despedir.

Do regresso de não mais voltar,
suas pastoras vão pedir:
Não deixem não, que o bloco campeão,
guarde no peito a dor de não cantar.
Um bloco a mais é um sonho que se faz
o pastoril da vida singular.

É lindo ver ver o dia amanhecer,
ouvir ao longe pastorinhas mil,
dizendo bem, que o Recife tem,
o carnaval melhor do meu Brasil

DEFINITIVAMENTE

Não, eu não sou vitrine
como querem.
Sou vitral,
como mostro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AUDIÇÃO Nº 1 - CARTOLA

Estou promovendo a primeira audição deste blog. E a abertura não poderia ser ninguém menos que o distinto senhor emoldurado pela Mangueira: Cartola

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

Foi junto com um grupo amigos sambistas do morro, que Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Cartola compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Fez alguns sambas. Foi cultuado.

Depois de perídos difíceis, sumiu, havia sido dado como morto. Foi reencontrado em 1956 pelo jornalista Sérgio Porto (mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta), trabalhando como lavador de carros em Ipanema. Foi Porto, que o levou a cantar novamente, levando-o a programas de rádio e fazendo-o compor novos sambas para serem gravados. A partir daí, o compositor é redescoberto por uma nova safra de intérpretes.

Em 1964, o sambista e sua nova esposa, Dona Zica, abriram um restaurante na rua da Carioca, o Zicartola, que promovia encontros de samba e boa comida, reunindo a juventude da zona sul carioca e os sambistas do morro.


Ainda em 1965, Cartola iniciou a construção de uma casa (verde e rosa) ao pé do morro da Mangueira, em terreno doado pelo então Estado da Guanabara. Naquele mesmo ano e no seguinte, fez participação em dois discos de Elizeth Cardoso, que gravou o samba "Sim" (parceria com Oswaldo Martins e Leny Andrade).




Cartola, no moinho do mundo
(Crônica de Drummond)


Você vai pela rua, distraído ou preocupado, não importa. Vai a determinado
lugar para fazer qualquer coisa que está escrita em sua agenda. Nem é
preciso que tenha agenda. Você tem um destino qualquer, e a rua é só a
passagem entre sua casa e a pessoa que vai procurar. De repente estaca.
Estaca e fica ouvindo.


Eu fiz o ninho.
Te ensinei o bom caminho.
Mas quando a mulher não tem brio,
é malhar em ferro frio.


Aí você fica parado, escutando até o fim o som que vem da loja de discos,
onde alguém se lembrou de reviver o samba de Cartola; Na Floresta (música de Sílvio Caldas).


Esse Cartola! Desta vez, está desiludido e zangado, mas em geral a atitude
dele é de franco romantismo, e tudo se resume num título: Sei Sentir.
Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e
se renovam amando. Assim, quando ele nos anuncia: "Tenho um novo amor", é
como se desse a senha pela renovação geral da vida, a germinação de outras
flores no eterno jardim. O sol nascerá, com a garantia de Cartola. E com o
sol, a incessante primavera.


A delicadeza visceral de Angenor de Oliveira (e não Agenor, como dizem os
descuidados) é patente quer na composição, quer na execução. Como bem
observou Jota Efegê, seu padrinho de casamento, trata-se de um distinto
senhor emoldurado pelo Morro da Mangueira. A imagem do malandro não
coincide com a sua. A dura experiência de viver como pedreiro, tipógrafo e
lavador de carros, desconhecido e trazendo consigo o dom musical, a
centelha, não o afetou, não fez dele um homem ácido e revoltado. A fama
chegou até sua porta sem ser procurada. O discreto Cartola recebeu-a com
cortesia. Os dois convivem civilizadamente. Ele tem a elegância moral de
Pixinguinha, outro a quem a natureza privilegiou com a sensibilidade
criativa, e que também soube ser mestre de delicadeza.


Em Tempos Idos, o Divino Cartola, como o qualificou Lúcio Rangel, faz o
histórico poético da evolução do samba, que se processou, aliás, com a sua
participação eficiente:


Com a mesma roupagem
que saiu daqui
exibiu-se para a Duquesa de Kent
no Itamaraty.


Pode-se dizer que esta foi também a caminhada de Cartola. Nascido no
Catete, sua grande experiência humana se desenvolveu no Morro da
Mangueira, mas hoje ele é aceito como valor cultural brasileiro,
representativo do que há de melhor e mais autêntico na música popular. Ao
gravar o seu samba Quem Me Vê Sorrir (com Carlos Cachaça), o maestro
Leopold Stockowski não lhe fez nenhum favor; reconheceu,apenas, o que há
de inventividade musical nas camadas mais humildes da nossa população.
Coisa que contagiou a ilustre Duquesa.




Mas então fiquei parado, ouvindo aa filosofia céptica do Mestre Cartola,
na voz de Silvio Caldas. Já não me lembrava o compromisso que tinha que
cumprir, que compromisso? Na floresta, o homem fizera um ninho de amor, e
a mulher não soubera corresponder à sua dedicação. Inutilmente ele a amara
e orientara, mulher sem brio não tem jeito não. Cartola devia estar muito
ferido para dizer essas coisas tão amargas. Hoje não está. Forma um par
feliz com Dona Zica, e às vezes a televisão vai até a casa deles, mostra
o casal tranqüilo, Cartola discorrendo com modéstia e sabedoria sobre
coisas da vida. "O Mundo é um moinho..." O moleiro não é ele, Angenor,
nem eu, nem qualquer um de nós, igualmente moídos no eterno girar da roda,
trigo ou milho que se deixa pulverizar. Alguns, como Cartola, são trigo
de qualidade especial. Servem de alimento constante. A gente fica sentindo
e pensamenteando sempre o gosto dessa comida. O nobre, o simples, não
direi o divino, mas humano Cartola, que se apaixonou pelo samba e fez do
samba o mensageiro de sua alma delicada. O som calou-se, e "fui à vida",
como ele gosta de dizer, isto é, à obrigação daquele dia. Mas levava uma
companhia, uma amizade de espírito, o jeito de Cartola botar lirismo a sua
vida, os seus amores, o seu sentimento do mundo, esse moinho, e da poesia,
essa iluminação.

Carlos Drummond de Andrade
(fonte:http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0211/0704.html)

Não tenho mais a acrescentar pela excelência de Drummond. Mas tentarei com todas as minhas forças, as que me restam, incluir esta canção na Seresta de Olinda.

DOSSIÊ CRIANÇA, ESPERANÇA

Ralph Macchio quando fez Karate Kid - A Hora da Verdade em 1986 tinha entre 24 e 25 anos. O franzino Daniel LaRusso ou DanielSam. Ralph Macchio nasceu em 4 de novembro de 1961.

Na 'TV Globinho' o carinha todo empolgado não aparenta seus 27 anos de idade: Paulo Mathias Jr. Daí me perguntei, "e o japinha chato do SBT?" Cassio Yudi Muniz Tamashiro é de Santos, nascido em 4 de Agosto de 1992, tem 18 anos. A criançada curte mesmo é torcer pra ganhar um "playstation! playstation! playstation!" O Tamashiro, hoje, apresenta o Bom dia & Companhia do SBT, mas um dia foi de uma bandinha que vivia fazendo cover do Mamonas Assassinas e andava pelo programa do Raul Gil. Há provas contundentes, pois minha memória, as vezes, não falha, e o Google ajuda.

Acreditar nessas crianças velhas é como acreditar em Papai Noel. Ahhh vá!

Tá em voga agora é o remake do Karate Kid. Gostei. E tem criança, como criança. Ao menos Jaden Christopher Syre Smith (Los Angeles, Califórnia, 8 de junho de 1998) é menor. Jaden é filho do ator Will Smith e da atriz e cantora Jada Pinkett Smith. O pequeno Smith fez sua estreia no cinema no filme À Procura da Felicidade de 2006 no papel de "Christopher", filho do personagem de seu pai Will Smith, Chris Gardner.

Bom, esse é um post apenas para esquentar os tamborins pro Dia das Crianças. Como está em moda usar dossiês. Resolvi quebrar alguns sigilos televisivos, que todo mundo já sabe. Talvez você não saiba quem são esses personagens obscuros aqui citados, isso implica que invadem a sua casa, seus filhos conhecem, e você nem!

Até mais!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

QUE BRADO É ESSE, LIBERDADE?

Com o advento das culturas do indivíduo, o Eu em primeiro lugar, todo brado retumbante, hoje em dia, se resume ao extrato da conta bancária. O ideal filosófico da atualidade é a sustentabilidade. Mas não por uma corrente filosófica, e sim pela pura necessidade de sobrevivência.

Por liberdade, o indivíduo só compreende o contexto de suas necessidades diárias, imputadas pelos desígnios do mercado global. A alma em sua verdadeira essência foi renegada ao aqui, e agora, como única posse verdadeira.

Causas e efeitos em cheque: Quem somos nós? Transeuntes de um caminho que nos pertence, ou meros exploradores de um universo paralelo? Se assim somos, qual o projeto humano? O Eu enquanto agente social é único, porém coletivo. É eterno, porém perecível.

Convém refletir em um Dia da Independência.


Angelus Novus de Paul Klee

9º Tese Sobre o Conceito da História por Walter Benjamin

Há um quadro de Paul Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas.

O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés.

Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UM POUCO DE DARWIN

Soube há poucos dias que há uma relação de Darwin com uma espécime de planta que tenho em minha casa: uma planta carnívora.

A primeira Planta Carnívora que criei foi uma 'dionéia' como esta do video abaixo:



Em uma outra ocasião tive a oportunidade de obter essa Nepenthes:

Batizada Dalila essa Nephentes hoje passa de mais de um metro e meio de comprimento. Porém seus "jarrinhos" chegam a algo em torno de 12cm. É o aroma da Nepenthes que atrai os insetos, e por suas áreas escorregadias precipitam-nos para o interior do banho digestivo realizado no fundo do "jarrinho".

Mas o mais curioso sobre a Nepenthes é que o Charles Darwin em dezenas de experiências com esta espécie, produziu diversas ideias que foram expostas em seu último livro de botânica, O Poder do Movimento nas Plantas, publicado em 1880.

Charles Darwin deu uma grande contribuição ao conhecimento do meio em que vivemos. Mais, com certeza, em relação as Plantas Carnívoras, ao demonstrar suas teorias, quando o naturalista comparou a velocidade do movimento de captura da dionéia (que se fecha sobre a presa num décimo de segundo) à contração muscular dos animais. Posso acrescentar aqui que o próprio processo de alimentação das Plantas Carnívoras sugerem ambiguidade e evolução.

Pensando em tudo isso é que gosto de presenetear com Dionéias. Mas isso eu conto outro dia.

domingo, 5 de setembro de 2010

SÍNDROME DE CAPITÃO GANCHO?

Sei que já falei de algumas fobias aqui. Mas não me considero pára-raios de doidos, não. Mas você conhece alguém que tenha Herpetofobia?

Herpetofobia é a aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos répteis, ou animais rastejantes.

Eu conheço!

Em meados de outubro de 2009, estive em Petrolina. Dessa vez com um outro colega de trabalho. Não vou citar o nome, sem sua autorização. Mas, na ocasião assistíamos a uma reportagem do noticiário local onde Bombeiros foram chamados para capturar um jacaré de aproximadamente 2m de comprimento. Realmente era um bicho enorme. Mas o cara não se controlava durante a reportagem. Expressões como: "eita!" e "que absurdo!" eram constantes.

Me surpreendi com a situação porque os Bombeiros capturaram o jacaré, levaram-no a um núcleo do IBAMA e depois de algumas horas tiveram de soltá-lo novamente onde o encontraram. Na verdade no tanque do IBAMA já existiam quatro jacarés. O comentário foi inevitável, de minha parte: Estamos cercados! E ele, com enormes olhos de espanto me diz: isso é besteira, pô!

À noite saímos para sacar algum dinheiro e jantar. E algumas vezes ele citava que se o jacaré aparecesse na rua, ele passava o carro por cima. Como assim? A reportagem havia passado ao meio dia!

Dali a dois dias saíamos de Petrolina para voltarmos ao Recife. Quando passamos por uma espécie de estação de tratamento de águas que existe na saída da cidade. Não é que eu vi o danado do jacaré lá dentro?! Aqueles olhos sorrateiros fora da água. Tive de dizer dentro do carro: - Eu vi o jacaré ali! Olha ele ali! Repentinamente o carro tomou uma velocidade desproporcional a via.

Será que posso dizer que ele é herpetofóbico?

Senão, que dizer que em fevereiro de 2010, na cidade de Fortaleza, assistindo ao telejornal vimos a notícia do ataque de jacaré a uma menina de 12 anos, em São Paulo? Sua expressão foi: Olha aí! Tá vendo? Que absurdo!

Ao menos o Capitão Gancho tinha motivos.