Páginas

Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PÁ, PEI, BUF!

Vez por outra alguém sai com essa. É uma onomatopeia, não é? O caminhante, leitor desse blog, lembra bem que a onomatopeia é o processo de formação de uma palavra cujo som imita aproximadamente o som do que significa? E o que significa: Pá, Pei, Buf?

Vamos remontar as causas e só depois comentar os efeitos. Você está aguardando numa sala de espera do dentista, o qual você foi por indicação de um amigo e lá conhece um cliente da clínica o qual diz: com o Doutor Epaminondas é pá, pei, buf! Muito bom! E você: ahn?!

Chegando em casa alguém conta como foi o assalto na rua: "Só sei que a polícia chegou e pá, pei, buf! Foi aquela calmaria quando levaram o ladrão". - Ahn?!

Contando ao amigo como a namorada acabou o namoro: "Cheguei lá e pá, pei, buf! E pronto."

Remontando a onomotopeia para comprender o que foi dito...

Entendo que o 'Pá' significa o primeiro tiro. Porque é um tiro que pega a gente de supresa. Pá! Aberto. Quem chega surpreendendo geralmente chega espalhafatoso. Pá! Som aberto. Susto. Pode ter sido acidental, ineficiente. Tiros ineficientes não alcançam o alvo. Pá!

O Tiro e A Queda!

Ainda dentro desse raciocínio o 'Pei' resulta em uma resposta mais efetiva, concisa. Porque se percebe que houve tempo para avaliar a situação e revidar. Pei! Fechado. Como os olhos de um lince focando o alvo. Seco. Som fechado. Frieza. Houve um motivo, eficiente. Tiros eficientes alcançam o alvo. Pei!

Buf! É o som do que tomba. É a onomatopeia do que caiu e tocou o chão. É o efeito de uma onda mecânica resultante da ação iniciada pela resposta direta da defesa. É probabilidade.

Chegar ao dentista é estar aberto a solução. A ação da polícia é intimidadora. A chegada do namorado é precipitada. Onomatopeia é por princípio a representação da linguagem universal. E como tal representação ela busca simplificar toda uma comunicação.

Resumindo: Tô sem assunto hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação. É isso que engrandece os pequenos gestos.